Com o aumento de casos de dengue no Brasil neste início de ano, o portal de jogos virtuais Ludo Educativo relança o game Contra a Dengue 3 – No Mundo Digital. A iniciativa visa contribuir com a conscientização sobre as medidas de combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.
No jogo, a protagonista Sophia, junto com seus irmãos Renata e Rômulo, embarca em uma aventura no mundo digital para combater a dengue, o vírus chikungunya e o vírus zika, todos transmitidos pelo Aedes aegypti. A missão é encontrar e eliminar todos os focos de dengue, ensinando de forma lúdica e divertida como evitar a proliferação do mosquito.
Ao longo da jornada, Sophia recebe a ajuda de seus irmãos para realizar ações como cobrir pneus velhos, guardar o lixo devidamente e colocar areia nos pratos de vasos de plantas. A cada nova visita ao mundo digital, a configuração do jogo muda, garantindo desafios constantes e horas de entretenimento educativo.
O Ludo Educativo: Educação e Diversão contra a Dengue
O Ludo Educativo é um projeto de extensão universitária da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) que desenvolve jogos educativos gratuitos sobre diversos temas relevantes para crianças e adolescentes.
“Para combater a dengue é fundamental a educação da população em todos os níveis. O jogo ensina de modo lúdico como evitar a proliferação do mosquito. Dessa forma, o CDMF está participando ativamente da campanha contra a dengue”, afirma Elson Longo, professor da UFSCar e coordenador do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) da FAPESP que sedia o projeto.
Contra a Dengue 3 – No Mundo Digital é um dos 80 jogos já desenvolvidos pelo Ludo Educativo, dos quais 50 estão disponíveis online. Os jogos são divididos por faixa etária e oferecem atividades para pintura, desenho e uma área específica para professores organizarem cursos e acompanharem o progresso dos alunos.