A declaração foi dada quando a ministra deu início às atividades do COE (Centro de Operações de Emergência) para controle da epidemia. A partir de fevereiro, os postos do país começam a vacinar a população de regiões endêmicas, em 521 cidades. O Brasil tem mais de 260 mil casos prováveis de dengue, segundo a pasta.
Lançado na última quinta-feira, o COE é coordenado com estados e municípios na análise, com rapidez, dos dados e das informações, para a tomada de decisões no enfrentamento dos casos de dengue.
O espaço, em Brasília, vai monitorar diversos cenários, mas com prioridade para a dengue, que já causou pelo menos 29 mortes confirmadas no país. Ainda assim, mais de 170 mortes estão em investigação, de acordo com o painel de atualização de casos de arboviroses do Ministério da Saúde. No ranking do país, o Distrito Federal lidera com a maior incidência: são mais de 1.100 casos de dengue para cada 100 mil habitantes. Em seguida vêm os estados do Acre, com 458 para cada 100 mil, Minas Gerais e Paraná.
O período de chuvas e as altas temperaturas no Brasil geram o ambiente propício para o aumento de arboviroses como a dengue. Por isso, é importante que cada pessoa fique de olho em possíveis criadouros do mosquito causador da dengue, zika e chikungunya, o aedes aegypti, e nunca deixar água parada. Também é importante se proteger com repelentes de insetos.
Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.
Escolha sua manifestação em apenas um clique.
Você será direcionado(a) para o sistema Fala.BR, mas é com a EBC que estará dialogando. O Fala.BR é uma plataforma de comunicação da sociedade com a administração pública, por meio das Ouvidorias.
Sua opinião ajuda a EBC a melhorar os serviços e conteúdos ofertados ao cidadão. Por isso, não se esqueça de incluir na sua mensagem o link do conteúdo alvo de sua manifestação.
Clique aqui para mais informações sobre a Ouvidoria da EBC.