O Ministério da Saúde já conta com isso, inclusive, para garantir um milhão de doses do imunizante à população em 2025. A pasta ainda adquiriu outras 9 milhões de doses do laboratório japonês Takeda.
O Instituto Butantan deve submeter os estudos da vacina contra a dengue em breve à Anvisa . O Ministério da Saúde já conta com isso, inclusive, para garantir um milhão de doses da vacina à população em 2025.
Inicialmente, o governo não cogita ampliar a faixa etária, que, atualmente, é de 11 a 14 anos, seguindo a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) ; mas discute oferecer a vacina a mais municípios. A vacina do Instituto Butantan será em dose única e, portanto, há expectativa de melhor adesão da população.
O governo também já contratou 9 milhões de doses vacina contra dengue do laboratório japonês Takeda.
Preocupação para 2025
A explosão de casos, como aconteceu em 2024, e as mudanças climáticas, como a falta de chuva, fez com que o governo antecipasse o lançamento da campanha de combate à dengue.
O presidente Lula disse, nesta quarta-feira (18), que quer o menor número de casos da doença de todos os verões da história do país. Já a ministra da Saúde, Nísia Trindade , disse que estabelece isso como meta, mas reconheceu que dificilmente conseguirá atingir o número.
A ministra disse que os estudos até agora mostram que não haverá aumento de casos em relação a neste ano, mas há uma preocupação com estados da região Sul, onde grande parte da população não teve contato com o vírus recentemente; e do Sudeste, por conta da circulação do sorotipo 3.
Nas duas regiões, há perspectiva de que possa haver um aumento de casos em 2025, mas não uma explosão como aconteceu em 2024.