O Instituto Butantan anunciou o início da produção da vacina contra a dengue, Butantan-DV , mas a vacinação em massa no Brasil não ocorrerá em 2025. O principal desafio está na ampliação da produção para atender a uma escala nacional, com centenas de milhões de doses necessárias.
Em 2025, o Butantan planeja fornecer um milhão de doses , com a meta de 100 milhões de doses até 2027 . Antes de ser distribuída à população, a vacina precisa passar pela aprovação da Anvisa , que está analisando a documentação, e pela avaliação da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec) para ser incorporada ao programa nacional de imunização.
A Butantan-DV será aplicada em dose única e apresenta excelente eficácia , conforme estudos clínicos. No entanto, enquanto a vacina não está disponível em larga escala, o governo reforça a importância das medidas preventivas contra o mosquito Aedes aegypti
Além disso, o programa Saúde na Escola , que será relançado em parceria com os ministérios da Saúde e da Educação, buscará transformar as escolas em espaços livres da dengue, por meio de campanhas de conscientização , mobilização escolar e aplicação de inseticidas para combater o mosquito transmissor da doença.