Notícia

FeminismUrbana

Defesa do mestrado “A Cidade Na Perspectiva Do Gênero: As Políticas Públicas Urbanas 1990-2015”

Publicado em 05 fevereiro 2018

Por crocomila

Guestpost (autora convidada): texto de Camilla M. Sumi (Arquiteta, Urbanista e Pesquisadora – PATC – FEC | Habitares | UNICAMP)

Cartaz de divulgação da defesa. Figura: top of the world, silk tapestry. Artista: Billie Zangewa, 2013.

No dia 27 de fevereiro, terça-feira, às 9h30 acontecerá a defesa de mestrado A Cidade Na Perspectiva Do Gênero: As Políticas Públicas Urbanas 1990-2015 da arquiteta urbanista Camilla M. Sumi.

A partir da organização da literatura que aborda gênero e cidade, a pesquisadora apresenta algumas questões do campo político e do direito à cidade para identificar a inclusão do gênero nas políticas públicas urbanas, na perspectiva das mulheres – entendidas como todas aquelas que se reconhecem como tal: mulheres cisgêneros e mulheres transexuais – sendo a cidade de São Paulo objeto do estudo.

Para tanto, foi realizado um levantamento documental dentro do período de 1990 a 2015, intervalo este identificado pelo crescimento de famílias sob responsabilidade financeira das mulheres, a formação de novos núcleos familiares, o processo de democratização do país, a efervescência do feminismo e das discussões do gênero.

Além disso, como um dos procedimentos metodológicos, a análise das políticas identificadas baseou-se nos parâmetros das variáveis urbanas, encontras no trabalho ¿Qué Aporta la Perspectiva de Género al Urbanismo? (MUXÍ et al, 2011), relacionadas ao espaço público, participação, mobilidade, segurança, habitação, equipamentos e serviços.

A pesquisa tem apoio financeiro FAPESP e faz parte do programa de Pós-Graduação em Arquitetura, Tecnologia e Cidade da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Como comissão examinadora, contará com a presença das professoras Sílvia A. Mikami G. Pina (orientadora – FEC/UNICAMP), Ana Gabriela Godinho Lima (membra titular – FAU/MACKENZIE) e Rosana A. Baeninger (membra titular – IFCH/UNICAMP).

Terça-feira, 27 de fevereiro de 2018 às 9h30 Sala de defesa 2 – Prédio da FEC/UNICAMP Rua Saturnino de Brito, 224 – Cidade Universitária Zeferino Vaz, Campinas-SP Link da agenda: http://www.fec.unicamp.br/itf/visualizacao_exames.php?edicao=151