Notícia

Jornal da Unesp

Dedicação recompensada

Publicado em 01 abril 2015

A professora Janete Dias Almeida, do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) da Unesp de São José dos Campos, guarda boas lembranças de Bruna Fernandes do Carmo Carvalho. Formada no final de 2014 pelo curso de Odontologia, Bruna foi aprovada em primeiro lugar na Residência em Estomatologia do AC Camargo Cancer Center, na capital paulista, um centro de referência no tratamento do câncer.

“A Bruna demonstrou responsabilidade e comprometimento durante todo o curso”, assegura a docente. Janete acompanhou bem o percurso da ex-aluna pela graduação: foi sua orientadora nos projetos de iniciação científica e no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) que ela realizou – estudos que foram co-orientados por Mônica Ghislaine Oliveira Alves, atualmente doutoranda no ICT. Janete também é coordenadora do projeto de extensão voltado para o tratamento de tabagismo em que Bruna fez estágio.

Em suas pesquisas, a estudante recebeu uma bolsa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e duas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Como resultado de sua atividade, já publicou um artigo numa revista no exterior. “E também estou aguardando a avaliação em periódicos internacionais de outros artigos relacionados à minha iniciação científica”, revela a ex-aluna.

A cirurgiã dentista se diz orgulhosa por agora trabalhar no AC Camargo e divide o mérito de sua conquista com o ICT da Unesp. “O curso é ótimo e, se o aluno aproveita o que é oferecido, pode conseguir muita coisa em sua profissão”, argumenta.

Nos próximos dois anos, Bruna planeja se dedicar à sua residência no AC Camargo. No futuro, sua expectativa é se desenvolver na pós-graduação. “Gosto de pesquisa e pretendo seguir carreira acadêmica”, assinala.