O Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGAS/UFRGS) comunica a publicação do último número da revista Debates do NER (Qualis A2). O número, intitulado "Catolicismos e Conservadorismos", possui publicações de parte significativa de um evento sobre Catolicismo realizado na USP em Maio de 2023, co-organizado pela equipe da Revista Debates do NER, junto do Departamento de Sociologia da USP e o projeto temático FAPESP coordenado pela professora Paula Montero.
A mesa sobre catolicismo conservador foi publicada quase na íntegra, com os textos de Lilian Sales (UNIFESP) "O ativismo católico de combate em operação: enfrentamento ao gênero e à pluralidade da sociedade brasileira", de Tabata Tesser (USP) "Antifeminismos e religião: trajetórias e disputas de deputadas católicas na arena legislativa", e de Luciano Batista de Oliveira (UNICAMP) "O processo de bricolagem para inserção da medicina no discurso biopolítico do Vaticano (1950-1960): um exame do empreendedorismo de ideias do ator político Karol Józef Wojtyła".
Do mesmo evento, mas de outra mesa, é publicado o artigo de Carlos Steil (UFRGS e UNICAMP) "Transformações nas peregrinações católicas brasileiras". Com este evento e com a publicação destes artigos, a Debates do NER pretendeu dar um renovado alento aos estudos do catolicismo no Brasil. É crucial que o campo dos estudos sócio-antropológicos da religião não se mantenham presos apenas aos fenômenos mais ostensivamentes visíveis na esfera pública mediatizada, - como tem sido o caso com evangélicos -, e perceba com mais cuidado e atenção os sempre presentes agentes católicos e seus efeitos, inclusive no que diz respeito aos conservadorismos contemporâneos.
Neste número, foram publicados também alguns outros temas a partir de artigos do fluxo, com destaque para seus contextos internacionais. De Bruno Reinhardt (UFSC) o artigo "Como o pentecostalismo cresce: reflexões sobre a pedagogia e a ética da oração carismática em Gana", de Gabriel Inti Portugal Montecinos (UFRGS) o artigo "Khanapa: ambigüedad y tramas relacionales desde el altar de casa en La Paz, Bolivia", e de Fabio L. Stern (PUC-SP) o artigo "Taxonomia da Ciência da Religião: considerações sobre três ramos da disciplina". Fecha este número o Ensaio Visual de Henrique Campideli (USP) "Serviços aos mistérios e posse espiritual na Fiesta de San Miguel, República Dominicana".
O número encerra o ano de 2023 com uma importante mudança: é o último com dois números anuais. A partir de 2024, a revista irá publicar um único volume com publicação continuada com o objetivo de colocar os textos aprovados mais rapidamente em publicação final, sem passar pelo formato ahead of print utilizado atualmente e sem esperar a conclusão de todos os textos de um único número para proceder à diagramação e editoração. Uma segunda novidade em 2024 é o retorno dos Dossiês, para os quais será aberta uma chamada anual.