Notícia

APM- Associação Paulista de Medicina

- Debate na Folha de S.Paulo sobre Saúde, com a presença de Florisval Meinão

Publicado em 07 maio 2015

Nos dias 11 e 12 de maio, Florisval Meinão, presidente da Associação Paulista de Medicina, participará do Painel de Debates sobre Saúde, realizado pelo Grupo Folha de S.Paulo no Museu da Imagem e do Som (Mis). O evento terá mediação da jornalista especializada em Saúde Cláudia Collucci.

 

Meinão dará palestra às 10h10 do primeiro dia, ao lado de Mario Dal Poz (UERJ) e Milton Martins, professor titular de Clínica Médica da USP, sobre o tema "Faltam médicos ou falta planejamento na Saúde?”, depois da abertura do ministro da Saúde, Arthur Chioro, e do debate sobre a sustentabilidade da saúde no país.

 

No segundo dia, terça-feira (12), também de acordo com a programação, a abertura será feita por David Uip, secretário estadual de Saúde de São Paulo. Bráulio Luna Filho, presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), participará da primeira roda de discussão, que irá abordar meios de aperfeiçoar a formação médica no Brasil.

 

Veja a programação completa:

 

Dia 11 de maio, segunda-feira

9h

Abertura

Arthur Chioro (ministro da Saúde) 

9h20

Debate: O sistema de saúde no Brasil é sustentável ?

Antônio Britto (presidente-executivo da Interfarma); Pedro Ramos (diretor da Abramge - Associação Brasileira de Medicina de Grupo); Gonzalo Vecina Neto (superintendente do Hospital Sírio-Libanês)


10h10

Palestra: Faltam médicos ou falta planejamento na Saúde?

Florisval Meinão (presidente da APM), Mario Dal Poz (UERJ)  e Milton Martins (professor titular de Clínica Médica da USP)

10h40

Coffee Break                   

11h20

Painel: Brasil: Pátria inovadora?

  1. Jarbas Barbosa (secretário de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde); Paulo Hoff (diretor do Icesp); Carlos Henrique de Britto Cruz (Fapesp); Carlos Goulart (pres. ABIMED - Ass.Bras. Ind. Alta Tecnologia)

 

12h10

Debate: Aumento dos custos e o futuro da saúde privada

Eudes Aquino (presidente da Unimed Brasil); Francisco Balestrin (presidente da Anahp - Associação Nacional dos Hospitais Privados); Marta Regina de Oliveira (presidente da ANS)       

13h

Encerramento

  1. Cláudia Collucci (repórter especial Folha de S.Paulo)  


Dia 12 de maio, terça-feira

9h

Abertura

David Uip (secretário de Estado da Saúde)

9h20

Debate: Como aperfeiçoar a formação médica no Brasil?

Bráulio Luna Filho (presidente do Cremesp) e Sigisfredo Luis Brenelli (presidente da Abem - Associação Brasileira de Escolas Médicas) 

10h10

Debate: O sistema regulatório no Brasil

Ivo Bucaresky (presidente interino da Anvisa) e Ana Paula Ruenis (Abracro)

10h40

Coffee Break                   

11h20

Debate: Sistema de Co-pagamento: desembolso do cidadão e a carga tributária no Brasil

  1. José Miguel do Nascimento Jr. (diretor do programa Farmácia Popular) e Walter Ihoshi (deputado federal pelo Estado de SP)     


12h10

Debate: Os desafios do financiamento em saúde

Marcos Bosi Ferraz (economista da saúde); Osmar Terra (presidente da Frente Parlamentar de Saúde da Câmara); Áquilas Mendes, professor da Saúde Pública da USP 

13h

Encerramento

Cláudia Collucci (repórter especial Folha de S.Paulo)