Notícia

Vale Mais

De Graça – Curso online promete ajudar estudantes da rede pública à entrar na USP

Publicado em 24 julho 2017

Agora será mais fácil entrar na USP, Universidade de São Paulo, universidade pública e uma das mais desejadas por quem almeja um bom diploma. A própria universidade irá oferecer cursinho online e gratuito a alunos do 1º ao 3º ano do ensino médio da rede pública pelo programa “Vem pra USP”.

A iniciativa foi concretizada no dia 19 de junho com as assinaturas do protocolo de intenções entre a USP e a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEE).

O objetivo é incentivar o acesso de estudantes da rede pública de ensino a cursos de graduação da USP.

Um grupo selecionado de alunos terá acesso, por plataforma online, às aulas elaborados pelos professores dos cursinhos populares da Escola Politécnica e do Instituto de Matemática e Estatística. No caso, a plataforma online usada é o sistema e-Aulas , que é o serviço web de conteúdos educacionais em mídia digital da USP.

Os alunos poderão participar de aulas preparatórias e de monitoria de estudos on-line, de acordo com o ano que estiverem cursando.

Seleção

Para participar do programa, os alunos deverão se inscrever na Competição USP de Conhecimentos, que será organizada pela Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) e terá duas fases. A primeira consistirá em uma prova on-line com questões de múltipla escolha de conhecimentos gerais e atualidades.

A segunda fase será uma prova presencial nas unidades do programa Escola da Família da SEE, em regiões definidas previamente. A prova terá 45 questões de múltipla escolha: 15 de matemática, 15 de português, dez de ciências e cinco de conhecimentos gerais.

Os mais bem classificados do 3º ano serão contemplados com visitas guiadas à USP e a institutos de pesquisa, como o Instituto Butantan. Além disso, terão isenção na taxa de inscrição da Fuvest e receberão bônus de até 25% nas notas das provas da primeira e segunda fases do vestibular.

As inscrições serão abertas em agosto e as provas, realizadas em setembro.

Vamos ficar de olho aqui no blog para informar mais sobre esse curso online.

Com Agência Fapesp.