Notícia

O Blumenauense

De acordo com pesquisa, sistema imunológico feminino responde melhor à Covid-19

Publicado em 26 novembro 2020

Um estudo realizado sobre a Covid-19, levando em consideração o sexo e a idade dos pacientes, mostrou que a mortalidade em homens é 77% maior. O grupo de pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), descobriu que o sistema imunológico das mulheres responde melhor contra o SARS-COV-2. O motivo é o diferente número de células T no organismo, responsáveis pelo combate ao coronavírus.

As mulheres, independente da idade, apresentaram respostas imunológicas melhores, parecidas com as de pessoas mais jovens, diferentemente do que ocorre em homens, onde a resposta é pior. Os dados foram obtidos por meio do teste realizado pela nasofaringe (nariz) e exames de sangue de paciente infectados com a Covid-19.

Otávio Cabral Marques

O orientador da pesquisa, Otávio Cabral Marques, morou sete anos em Blumenau, possui sua graduação em Ciências Biológicas na FURB, mestrado e doutorado e um pós-doutorado na USP, e mais outros dois em universidades alemãs. Atualmente trabalha como pesquisador e professor na USP, apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).