Notícia

Jornal Preliminar

Dados das Estações GNSS passam a ser disponibilizados nas páginas da UEMS de Mundo Novo e Aquidauana

Publicado em 04 novembro 2019

Dados da Estação GNSS – Meteorológica passam a ser disponibilizados na página da UEMS de Mundo Novo e de Aquidauana Unidade Universitária de Mundo Novo e Aquidauana começaram a ser disponibilizados no site da unidade.

A partir desta quinta-feira (31), os dados das Estações de Sistema de Navegação Global por Satélite - GNSS - implantadas nas Unidades de Aquidauana e Mundo Novo, começaram a ser disponibilizados no Site da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), nas Páginas das respectivas Unidades.

Por meio de convênio entre a Universidade de São Paulo (USP), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), as Unidades Universitárias de Mundo Novo e Aquidauana receberam, em 2018, as Estações GNSS. O investimento foi de aproximadamente R$ 600 mil para cada estação, financiado pela Fapesp.

O objetivo é fornecer dados sísmicos e meteorológicos, em tempo real, para a execução do Projeto Três Bacias, desenvolvido com a colaboração com IBGE e INPE, que visa estudar características importantes da estrutura profunda na parte oeste do Brasil (e países vizinhos) para investigar várias questões abertas sobre a evolução crustal das Bacias do Pantanal, Chaco e Paraná.

As informações das Estações GNSS ficarão disponíveis, com atualizações a cada 15 minutos, de dados meteorológicos como: pressão atmosférica, temperatura e umidade do ar – atual, máxima e mínima do dia. Com as informações, é possível calcular o vapor d'água integrado, além do outros parâmetros atmosféricos.

De acordo com o Professor Leandro Marra, Gerente da Unidade de Mundo Novo, esses dados são importantes, tanto para a pesquisa, como para gerar correções a serem aplicadas a qualquer levantamento topográfico de precisão e similares que usem sistemas GNSS.

"Disponibilizar estes dados é mais um importante serviço que a Universidade oferecerá a comunidade acadêmica e em especial a sociedade. São dados extremamente precisos, com atualizaçoes frequentes e agora disponibilizado a todos. Agradecemos a Diretoria de Informática, através da diretora Jéssica Bassani, pela dedicação em disponibilizar os dados em momento real aos usuários das páginas das unidades", destacou Marra.

"A disponibilização destes dados na página da UEMS vai ser muito útil pra nós e vai ajudar a divulgar a nossa instituição perante a comunidade", afirmou o Gerente da Unidade de Aquidauana, Elói Panachuki.