Notícia

Brasil-Alemanha

DAAD Rio de Portas Abertas – 17 de março/2017. Newsletter DAAD - março/2017

Publicado em 11 março 2017

A sede do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) em Botafogo, no Rio de Janeiro, será o melhor destino no dia 17 de março (sexta-feira) para quem pensa em estudar na Alemanha. Entre 14h e 18h, será realizado o evento gratuito “DAAD de Portas Abertas”, com palestras de representantes do DAAD e das seguintes universidades alemãs: Universidade Livre de Berlim (FU Berlin); Universidade de Münster (WWU); Universidade Técnica de Munique (TUM); e Universities of Applied Sciences (UAS7), consórcio formado pelas universidades de Ciências Aplicadas de Berlim, Bremen, Colônia, Hamburgo, Munique, Münster e Osnabrück. Os visitantes também poderão buscar informações no estande do Instituto Goethe e tirar dúvidas sobre vistos com representantes do Consulado Geral da Alemanha no Rio de Janeiro. Para participar, é preciso se inscrever aqui. Os interessados podem verificar a programação completa no site do DAAD. Informações sobre o programa conjunto de bolsas de doutorado (Capes/CNPq/DAAD) serão divulgadas em meados de abril.

Study in Europe Road Show

MAIS INFORMAÇÕES »

Study in Europe Road Show

DAAD e parceiros europeus promovem feiras sobre estudos na Europa

Programe-se para participar das feiras e palestras “Study in Europe Road Show” de 27 de março a 7 de abril, em oito cidades brasileiras. Representantes de agências oficiais e de universidades da Alemanha, França, Holanda e outros países europeus farão apresentações e atendimento ao público nas seguintes universidades brasileiras:

  • Natal (RN) - UFRN
    ​Data: 27 de março, das 11h às 15h
  • João Pessoa (PB) - UFPB
    Data: 28 de março, 11h às 15h
  • Goiânia (GO) - PUC-GO
    Data: 30 de março, das 9h às 13h
  • Rio de Janeiro (RJ) - Casa Europa
    Data: 31 de março, das 15h às 19h
  • Belo Horizonte (MG) - UFMG
    Data: 3 de abril, das 11h30 às 15h30
  • São Paulo (SP) - UNESP
    Data: 4 de abril, das 14h às 18h
  • Florianópolis (SC) - UFSC
    Data: 6 de abril, das 11h às 15h
  • Porto Alegre (RS) - PUC-RS
    Data: 7 de abril, das 11h às 15h


O acesso às feiras será gratuito. A organização é uma parceria do DAAD com as agências Campus France e Nuffic. Mais detalhes sobre os locais dos eventos podem ser encontrados neste link.

MAIS INFORMAÇÕES

De volta ao Brasil

DAAD tem novo professor visitante no Rio

Especializado na formação de professores de alemão, o mais novo integrante da equipe do DAAD no Rio de Janeiro, Paul Voerkel, está cheio de planos para sua segunda temporada brasileira. O professor visitante, que já trabalhou em Belém, será agora leitor na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), atuando no Departamento de Letras Anglo-Germânicas, da Faculdade de Letras. Além de dar aulas na graduação, Paul planeja cooperar com as outras duas universidades que oferecem licenciatura de alemão no Rio, Uerj e UFF, principalmente por meio de eventos culturais. Uma de suas mensagens principais é a de que o mercado para graduados no ensino de alemão é melhor do que se pode imaginar: “Parece um mercado relativamente restrito, mas estudos mostram que a maioria dos graduados trabalha com a língua alemã ou no ensino dela. Naturalmente, como a competitividade é alta, é preciso ter um grande domínio de língua e boas competências de comunicação”. Como membro do DAAD, Voerkel fará a conexão entre o Ministério da Educação, outros órgãos envolvidos no programa “Idioma Sem Fronteiras - Alemão” e os parceiros alemães (TestDaF e DUO). Para ler o artigo completo, visite o site do DAAD.

MAIS INFORMAÇÕES »

Berlin Science Communication Award

Programa de residência para jornalistas em Berlim

Profissionais de comunicação especializados na cobertura de temas científicos têm a chance de passar dois meses em Berlim com uma bolsa da Humboldt-Universität zu Berlin (HU). A instituição criou o prêmio Berlin Science Communication Award e agora oferece um programa de residência para jornalistas do Brasil, Estados Unidos e Singapura com bolsa de 2.500 euros por mês. A ideia é que os participantes estabeleçam uma rede de contatos com representantes das principais instituições de pesquisa da capital alemã, cientistas e outros jornalistas da área. É possível se candidatar até 17 de abril e alguns pré-requisitos são: fluência no idioma inglês e mínimo de dois anos de experiência de trabalho em jornalismo/relações públicas no âmbito das temáticas científicas. A residência na Alemanha ocorrerá nos meses de outubro e novembro de 2017. Saiba mais detalhes no site da HU.

MAIS INFORMAÇÕES »

Estadia acadêmica

Auxílio para doutorandos na Alemanha

Se você é estudante de doutorado e já possui uma bolsa de agência brasileira para pesquisa no país, pode solicitar junto ao DAAD um auxílio para uma estadia acadêmica de pesquisa na Alemanha. Em cooperação com a Capes, o CNPq, a FAPEMIG e a FAPESP, o DAAD mantém um programa de auxílio para doutorandos como complemento à bolsa concedida pela agência brasileira. O objetivo é viabilizar a permanência de estudantes de doutorado brasileiros na Alemanha por dois a seis meses (sem interrupção da vigência da bolsa da agência brasileira). Para saber como se inscrever, veja mais informações aqui.

MAIS INFORMAÇÕES »

Bolsas

Pós-graduação em desenvolvimento sustentável

1. 
- Development Management (RU Bochum): inscrições até 30/09.

 

Todos os procedimentos para se candidatar ao programa EPOS podem ser consultados aqui.

MAIS INFORMAÇÕES »

Universidade de Bremen

Mestrado em Ciências do Espaço e Tecnologia

Estão abertas até 30 de abril as inscrições para o mestrado “Space Sciences and Technologies - Sensing, Processing, Communication” na Universidade de Bremen, na Alemanha. O curso de dois anos prepara profissionais para atuar em institutos de pesquisa e agências espaciais em campos como o emprego de satélites na observação do planeta Terra e transmissão de dados. Para se candidatar, é preciso ter nível avançado de inglês (C1) e intermediário de alemão (B1). Saiba mais detalhes no site da universidade.

MAIS INFORMAÇÕES »

University of Koblenz-Landau

Boost your career with an MSc from University of Koblenz-Landau!

 

Our English-taught Master’s programs:

  • Ecotoxicology
  • Environmental Sciences
  • Mathematical Modeling of Complex Systems
  • Web Science
  • Chemistry and Physics of Functional Materials


Why Study at University of Koblenz-Landau?

  • Degree programs with a future
  • No tuition fees
  • Strong focus on interdisciplinarity
  • An application-oriented approach


Contact our Welcome Center
Email: welcome@uni-koblenz-landau.de

Apply until 15th May 2017!

 

MAIS INFORMAÇÕES »

University of Kaiserslautern

18 International Graduate & PhD Programs at University of Kaiserslautern

The TU Kaiserslautern is a top-ranked German research-oriented university for science, technology, and industry. Our University offers high-quality graduate education and (post)doctoral research training in innovative fields of economic relevance, many of them as English-taught programs. Our features:

  • International study environment highly affiliated to industry and research
  • “University of Teaching Excellence " award for outstanding student-teacher ratio
  • 16 International Graduate Programs (35 specializations)
  • 2 international PhD Programs; Doctoral research positions are available in all 12 departments & disciplines of TU Kaiserslautern
  • “Science Alliance Kaiserslautern”, network of high-profile research institutes on & nearby campus

Application deadline: 
April 30 for winter term starting on October 1 
Oct 31 for summer term starting on April 1 

Visit our homepage for further information: www.uni-kl.de/en/international
Or contact us by email:  info@isgs.uni-kl.de

 

MAIS INFORMAÇÕES »