Notícia

UFSM

DAAD e CAPES oferecem oportunidades na Alemanha

Publicado em 08 maio 2006

O Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) e a CAPES divulgam várias oportunidades de financiamento a projetos e bolsas de estudo que possuem inscrições abertas. As informações abaixo estão disponíveis no site do DAAD: http://rio.daad.de.
Com inscrições contínuas, uma das oportunidades é o Intercâmbio de Cientistas, aberto para professores doutores, com publicações internacionais. A iniciativa consiste no auxílio para cientistas brasileiros que queiram realizar uma estadia de pesquisa em universidades ou institutos de pesquisa alemães, durante um período de um a três meses. Uma agência brasileira deve aprovar o pedido e custear a passagem aérea. Em contra parte, o DAAD financia a viagem de pesquisadores alemães convidados para uma pesquisa em universidades ou institutos de pesquisa no Brasil, cabendo à agência brasileira custear os gastos da estadia. Para tal, são parceiros brasileiros: CAPES, CNPq, FAPESP, FAPERJ, FAPEMIG, FAPERGS, FACEPE, FUNCITEC. Aberto para professores doutores com publicações internacionais.
Outra alternativa são as parcerias universitárias entre o Brasil e a Alemanha — UNIBRAL, que têm inscrições até o dia 30 de junho próximo. Em cooperação com a CAPES, o programa UNIBRAL promove parcerias entre instituições de Ensino Superior para incentivar o intercâmbio e a cooperação no ensino de graduação, visando estimular a mobilidade de estudantes de graduação, a aproximação de estruturas curriculares, o reconhecimento mútuo de créditos e a equivalência de titulação acadêmica. Objetiva também a implementação de estudos integrados de graduação e o aprendizado da língua do país parceiro com aproximação entre as respectivas culturas. Informações e edital completo em www.daad.de/unibral.
Também com inscrições até o dia 30 de junho, há também o Programa de projetos conjuntos de pesquisadores brasileiros e alemães —PROBRAL, que contribui, em conjunto com a CAPES, para o desenvolvimento de projetos bilaterais de pesquisa entre instituições brasileiras e alemãs, através do fomento ao intercâmbio de pesquisadores brasileiros e alemães, por um período de dois a quatro anos. O apoio visa o aperfeiçoamento de docentes e pesquisadores, a produção científica conjunta, a troca de informações e a aplicação conjunta dos resultados da pesquisa, privilegiando o efeito multiplicador. Informações e edital completo em: www.capes.gov.br/capes/portal/conteudo/10/Probral.htm; ou em www.daad.de/ppp.
Também estão abertas as inscrições do programa de bolsas para cursos de pós-graduação (MBA, mestrados e doutorados) com temáticas relacionadas a países em desenvolvimento. É preciso já estar formado e ter dois anos de experiência profissional na área do curso. Geralmente com dois anos de duração, os cursos interessam sobretudo a gestores e técnicos de organizações do terceiro setor, serviço público, empresas estatais e privadas e outras instituições. Inscrições no DAAD até 25 de agosto, ou diretamente com as universidades até as datas estabelecidas por elas. Na última seleção, 13 dos 40 candidatos brasileiros tiveram seus pedidos aprovados. Informações e fichas de inscrição em http://rio.daad.de/shared/pos_graduacao.htm e http://rio.daad.de/download/Aufbau%202007.doc.
Mais informações sobre os programas podem ser obtidas com pesquisa no website da CAPES (www.capes.gov.br), ou do DAAD (rio.daad.de), ou ainda com Ursula Nagel (nagel@daad.org.br), ou Ursula Dannemann (ursula@daad.org.br).