Notícia

Secretaria de Ensino Superior (SP)

Cursos da FAMEMA farão parte do Programa Universidade Virtual do Estado de São Paulo

Publicado em 21 novembro 2008

Por Roberto Cezar, do Portal FAMEMA

Tecnologias poderosas, como TV e internet, a serviço da ampliação de vagas nas universidades.

Os quatro Cursos de Especialização de ensino com uso de novas tecnologias da Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA) no Programa Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) terão de oito a doze pólos. O início das atividades está previsto para 2009.

"A utilização das metodologias ativas vai ser um dos nossos diferenciais. Os tutores a distância terão participação efetiva, com a avaliação dos alunos e o estabelecimento de portfólios, permitindo um acompanhamento preciso do aluno durante todo o curso", comentou o diretor administrativo da Famema, Ludvig Hafner.

Os cursos de especialização oferecidos são: Ações em Saúde Baseada em Evidências, Reabilitação de Pacientes Amputados, Vigilância Sanitária com Uso Intensivo de Tecnologia na Educação e Especialização Integrada em Terapia Intensiva.

"Já tínhamos estes cursos presenciais e agora teremos esta experiência de ensino a distância. A qualidade é um princípio no Programa Univesp", disse.

Segundo Hafner, tudo começou com o convite da secretária adjunta de Ensino Superior do Estado de São Paulo Nina Raineri e do coordenador técnico do Programa Univesp Waldomiro Loyolla.

"Posteriormente, poderemos ampliar o número de cursos oferecidos, conforme a necessidade e a disponibilidade dos docentes", apontou Hafner.

Para fazer os cursos, do sistema de ensino com uso das novas tecnologias de especialização da Famema no Programa Univesp é preciso ter concluído a graduação (nível superior) na área da saúde.

O credenciamento dos cursos já foram solicitados ao Ministério da Educação (MEC) e, após a ratificação do processo, deverão ser anunciadas as datas e informações adicionais sobre as especializações.

Canal digital da TV Cultura - exclusivo para o Programa Univesp - vai transmitir vídeos-aula. A programação poderá ser assistida ao vivo ou através de gravações no portal Univesp (univesp.nied.unicamp.br). A FAMEMA utilizará o sistema de Tecnologia da Informação no Desenvolvimento da Internet Avançada (Tidia) Aprendizado Eletrônico (AE). O Programa Tidia-Ae, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), será utilizado nas aulas

Univesp

A realização de quatro cursos, elaborados pela FAMEMA, foi confirmada pelo secretário de Estado de Ensino Superior, Carlos Alberto Vogt, durante a cerimônia de assinatura de decreto do governador José Serra para o lançamento do Programa Univesp, no início de outubro.

O Programa Univesp vai oferecer 6.600 vagas de graduação no próximo ano. Durante o Programa Univesp serão oferecidos cursos de graduação e pós-graduação das mais diversas áreas do conhecimento

Os alunos deverão assistir aos programas-aula em 70 pólos de ensino - no curso de Pedagogia - distribuídos entre as universidades pelo Estado. Nos pólos, acontecerão as atividades presenciais dos cursos. O número de pólos será diferente em cada curso, já que cada curso exige uma estrutura específica.

O aluno receberá apoio via telefone, por meio de um 0800, para as dúvidas sobre a Plataforma Tidia-Ae. As avaliações também ocorrerão nos pólos de ensino.

O Programa Univesp terá início já no próximo ano com o oferecimento de 6.600 vagas, sendo 5 mil de pedagogia, 700 em licenciatura em biologia e 900 em licenciatura em ciências já no próximo ano. Durante o andamento do Programa Univesp serão oferecidos cursos de graduação e pós-graduação - como os oferecidos pela FAMEMA - em diversas áreas do conhecimento.

Leia mais sobre o Univesp.