Notícia

Jornal República

Curso semipresencial de Pedagogia UNESP em Sorocaba

Publicado em 10 outubro 2009

Sorocaba é uma das 21 cidades paulistas a contar com um polo do curso semipresencial gratuito de Pedagogia, oferecido no Programa Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP). As inscrições para o vestibular que selecionará os candidatos às 1.350 vagas iniciais do curso estão abertas. O curso é uma oportunidade para que professores em exercício nas redes pública e privada de todo o Estado de São Paulo ingressem na universidade. O vestibular será realizado em uma única fase.

O candidato ao vestibular, promovido pela Vunesp, deve inscrever-se pela internet (portal www.vunesp.com.br) até 6 de novembro. A prova acontece em 6 de dezembro. Os candidatos que não têm acesso à internet podem fazer sua inscrição na rede de postos do programa Acessa São Paulo, do Governo do Estado, que oferece computadores conectados à web em 503 pontos na capital e interior (portal www.acessasp.sp.gov.br). A inscrição custa R$ 70,00. A prova terá 60 questões de múltipla escolha de Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, História e Ciências (valendo 60 pontos), além de uma redação em gênero dissertativo, com pontuação máxima de 40 pontos.

O curso semipresencial de Pedagogia Univesp/UNESP tem duração de três anos, com carga horária total de 3.390 horas (mesma carga horária da graduação na modalidade totalmente presencial). O curso tem 60% de suas atividades online, desenvolvidas por meio de uma plataforma de aprendizagem na Internet, e 40% de atividades presenciais, realizadas em dois encontros semanais, que acontecerão nos polos Univesp. O curso de Pedagogia Univesp/UNESP/ conta ainda com um importante material de apoio produzido pela Fundação Padre Anchieta e veiculado pelo canal digital Univesp TV, criado especialmente para o Programa Univesp. Dessa maneira, os alunos têm uma maior flexibilização de tempo e local para estudar, como já acontece em diversas universidades do mundo. Para esclarecimento de dúvidas a respeito do programa, os candidatos podem contar com uma central de atendimento pelo telefone (11) 4362.9371.

Calendário do processo seletivo e início das aulas

05/10 - início das inscrições

06/11 - término das inscrições

06/12 - exame vestibular

07/12 - divulgação dos gabaritos

19/01 - lista de convocados

03 a 05/02 - matrícula

01/03 - início das aulas

 

Programa Univesp

O Programa Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) foi criado pelo decreto nº 53.536, de 9 de outubro de 2008, com o objetivo de ampliar o acesso à educação superior pública, em parceria com as três universidades paulistas - UNESP, USP e Unicamp - e com o Centro Paula Souza. A estrutura consorciada da Univesp agrega ainda outras importantes instituições, entre elas a Fundação Padre Anchieta, a Fapesp, a Fundap e a Imprensa Oficial. Os cursos a serem oferecidos pela Univesp têm o seu projeto acadêmico e seus conteúdos formulados pelas universidades que os propõem. São elas também as responsáveis pelo processo de seleção para o ingresso dos estudantes, bem como pela avaliação de seu desempenho nos cursos.