Notícia

Diário Oficial do Estado de São Paulo

Curso discutirá o papel da ciência no combate ao Aedes aegypti

Publicado em 25 novembro 2017

A Assembleia Legislativa realizará no próximo dia 27/11 uma palestra sobre ciência e inovação no combate à dengue, zika e chikungunya. O curso, aberto ao público, tem entrada gratuita e é organizado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) em parceria com o Instituto do Legislativo Paulista (ILP).

O evento abordará o ciclo completo, a prevenção, o diagnóstico, o tratamento e a erradicação dessas enfermidades. Serão quatro palestrantes, especialistas em pesquisas de doenças transmitidas por mosquitos. Dentre eles, Alexander Roberto Precioso, do Instituto Butantan, abordará os testes da última fase da vacina contra a dengue. Ainda a respeito da dengue, Jayme Augusto de Souza-Neto, do Instituto de Biotecnologia da Unesp, debaterá como o estudo da anatomia do Aedes pode ajudar a diminuir sua capacidade de transmitir o vírus.

Acerca do zika, o doutor em biologia celular José Luiz Proença Modena apresentará a tese de que a compreensão dos mecanismos de replicação do conteúdo viral pode barrar sua transmissão pelo mosquito. Maurício Lacerda Nogueira, doutor em microbiologia, coordenará uma discussão sobre a transmissão do zika de mãe para filho e, baseado em estudos recentes, alertará as gestantes para que realizem mais um teste pré-natal, a fim de pesquisar a presença do vírus em seus organismos. Ao todo, as doenças transmitidas por meio do mosquito Aedes aegypti registraram cerca de 1.976.029 prováveis casos em 2016 (dados do boletim epidemiológico do Ministério da Saúde). Destes, somente o vírus da dengue seria responsável por 1.496.282 – uma incidência de 731 casos a cada 100 mil habitantes. O chikungunya atingiu 265.554 pessoas e o zika contabilizou 214.193 prováveis casos.

O curso oferece 100 vagas. As inscrições podem ser feitas no portal da Alesp

Curso: A Ciência no Combate a Dengue, Zika e Chikungunya

Data: segunda-feira (27/11), das 15h às 17h

Local: Assembleia Legislativa Auditório Teotônio Vilela Av. Pedro Álvares Cabral, 201 Ibirapuera

Inscrições gratuitas: https://www.al.sp.gov. br/ilp/detalheAtividade. jsp?id=3547br

Mais informações: ILP (11) 3886-6288