Notícia

Esteta

Curso de oncologia molecular atrai estudantes de medicina ao Instituto do Câncer

Publicado em 13 fevereiro 2015

Estudantes de medicina de universidades do Brasil, do Peru e da Colômbia participaram, de 2 a 6 de fevereiro, do 3º Curso em Oncologia Molecular da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp).

Com supervisão de Roger Chammas, coordenador da pós-graduação em Oncologia da FMUSP, o curso é organizado e ministrado por alunos de mestrado e doutorado da instituição, com o objetivo de envolvê-los no desenvolvimento de conteúdos didáticos na área.

“Esse exercício da organização didática da sua área de estudo é fundamental para a formação de novas lideranças na docência. Durante um ano os alunos, em conjunto com seus tutores, todos orientadores do programa de pós-graduação, prepararam as ementas das aulas, a programação do curso e as abordagens de cada atividade”, disse Chammas.

Os conteúdos organizados pelos alunos da pós-graduação darão origem ao livro didático Fundamentos de Oncologia Molecular para a Graduação, sobre as bases moleculares da formação do câncer, voltado a graduandos.

“O livro tratará do diagnóstico da doença, de pesquisas clínicas e vários outros aspectos. A ideia é servir ao currículo de todos os cursos de graduação das ciências da saúde, ilustrando os principais conceitos que os alunos deveriam conhecer sobre oncologia”, explicou.

Os 24 capítulos do livro serão assinados pelos alunos da pós-graduação e seus orientadores. Além do conteúdo científico, cada capítulo trará ainda um ponto de vista do tutor responsável pela área abordada, com projeções para a pesquisa em oncologia no Brasil.

Novos alunos

Além de incrementar a formação dos alunos de mestrado e doutorado, o curso divulga os temas básicos da oncologia molecular entre graduandos para atualizar seus conhecimentos sobre a área e facilitar o ingresso na pós-graduação.

“A seleção para a participação no curso tem também o cuidado de trazer alunos que demonstrem interesse em continuar seus estudos conosco”, observou Ruan Felipe Vieira Medrano, aluno de doutorado no Laboratório de Vetores Virais do Centro de Investigação Translacional em Oncologia do Icesp e um dos organizadores do curso.

De 350 inscritos, foram selecionados 40 participantes, vindos de universidades de todas as regiões do Brasil e de instituições do Peru e da Colômbia. “Foi a primeira edição que contou com alunos de outros países.”

As aulas foram ministradas em período integral, com carga horária total de 48 horas, divididas em módulos teóricos e práticos, seguidas por discussões encabeçadas pelos professores do programa de pós-graduação, que apresentaram visões críticas sobre os assuntos tratados e aplicações clínicas.

As atividades práticas foram desenvolvidas nos laboratórios vinculados ao programa e cada aluno pôde realizar minicursos práticos sobre os fundamentos das técnicas empregadas pelos laboratórios.

As aulas foram gravadas e serão disponibilizadas gratuitamente no site da USP. O conteúdo programático também será apresentado na forma de um e-book, disponibilizado gratuitamente no site do Icesp.

Mais informações em www.cursooncologia.com.br.


Agência FAPESP