Notícia

Canal Rural

Curso de Meteorologia por Satélite será ministrado a distância a hidrólogos

Publicado em 23 julho 2011

Entre os dias 25 e 27 de julho, o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/Inpe) promoverá o Curso de Meteorologia por Satélite aplicada à Hidrologia. As aulas serão ministradas a distância, de forma interativa e em tempo real, utilizando a ferramenta didática Moodle.

Segundo a organização, o curso irá auxiliar os profissionais da hidrologia a entender melhor os produtos derivados dos sensores remotos, na administração e planejamento das atividades de previsão e controle de enchentes e inundações.

O treinamento é dirigido a hidrólogos, hidrometeorologistas, geólogos, hidrogeólogos, ambientalistas e todos os profissionais envolvidos no gerenciamento dos recursos hídricos.

Introdução ao Sensoriamento Remoto, Radiação, Estimativa de Precipitação e Número de Dias sem Chuva, Produtos de Radar Meteorológico e Descrição dos Modelos da Superfície Continental (LSMs) e sua aplicação na assimilação de dados de superfície serão os temas das aulas ministradas.

O pesquisador da Universidad Autónoma Metropolitana, Baldemar Mendez Antonio, do México, ministrará a disciplina Modelo Hidrológico Operacional alimentado com dados de Satélite.

Agência Fapesp