Notícia

Portal Gazeta de São Carlos

Curso de especialização em Divulgação da Ciência da UFSCar prorroga inscrições até 29/3

Publicado em 26 março 2019

A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) oferece, a partir do próximo mês de abril, a primeira turma da pós-graduação lato sensu (curso de especialização) em Divulgação da Ciência e da Tecnologia e Promoção da Cultura Científica, voltado tanto a comunicadores e outros profissionais dedicados à área, quanto a pesquisadores de todas as áreas do conhecimento. O curso nasce da experiência de quase 13 anos do Laboratório Aberto de Interatividade para a Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI) da UFSCar, reconhecido nacionalmente pela qualidade e o caráter inovador das atividades de divulgação científica que realiza (www.labi.ufscar.br).

As inscrições vão até o dia 29 de março. São 37 as vagas oferecidas, e o processo seletivo levará em consideração currículo e carta de interesse. As aulas do curso estão previstas para começar no dia 13 de abril de 2019 e continuam até meados de 2020, quando os alunos ainda terão mais um semestre para a elaboração de suas monografias e projetos de conclusão de curso. As disciplinas serão ministradas aos sábados, das 9 às 13 horas e das 14 às 18 horas, no Campus São Carlos da UFSCar, durante três semestres (sendo o quarto destinado à elaboração da monografia).

A equipe responsável pelo curso destaca a oportunidade de participação no programa José Reis de Incentivo ao Jornalismo Científico (Mídia Ciência) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). O Programa oferece bolsas de Jornalismo Científico com valores correspondentes ao nível de formação do bolsista – de mestrado para profissionais graduados, doutorado para mestres e pós-doutorado para doutores -, e o curso de especialização da UFSCar oferece as condições para que o aluno participe da seleção para concessão dessas bolsas.

Mais informações sobre o curso podem ser consultadas no site da especialização, emhttps://labi2019.faiufscar.com.