Notícia

Gazeta de Piracicaba online

Curso da Unimep completa dez décadas

Publicado em 19 novembro 2010

O mestrado em Educação Física da Universidade Metodista de Piracicaba está completando dez anos. O curso contribuiu com o desenvolvimento científico da Educação Física no país e as comemorações pelo aniversário acontecem com um evento hoje, no Sesc Piracicaba, a partir das 14 horas e no dia 25, no campus Taquaral na universidade.

Nos dois eventos serão promovidos debates sobre a importância do movimento humano para a cultura, saúde, lazer e a educação. Segundo os professores do curso, Idico Pellegrinotti e Rozangela Verlengia, nessa primeira década do curso, já foram produzidas 155 dissertações de mestrado e centenas de publicações em eventos científicos de pesquisas realizadas por alunos do curso, algumas receberam premiações nacionais.

"Nas décadas de 80 e 90, houve muita discussão sobre o contexto da Educação Física. Naquele período o ponto forte era a prática da atividade física, mas não havia conhecimento científico do que essa prática poderia proporcionar para a qualidade de vida ou para o alto rendimento de um atleta, que tinha a saúde muito prejudicada. Com a contribuição das pesquisas nos mestrados, houve um salto de qualidade sobre a importância da Educação Física nas atividades de prevenção de doenças, bem-estar, saúde, lazer e integração social. Os conceitos passaram a contar com uma base científica", disse o professor.

O curso tem qualidade reconhecida no país. Recebeu o conceito 4 da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Também recebeu avaliação do CNPq como um dos melhores do país pela iniciação científica dos alunos da graduação nos projetos de pesquisa da pós-graduação. "A medida incentiva a formação de pesquisadores já durante a graduação", afirmou Rozangela. O curso conta ainda com financiamento da Fapesp, Capes, CNPq e agências de fomento.

O curso foi contemplado com o Projeto de Lazer, do Ministério dos Esportes, e participa da rede Cedes (Centro de Desenvolvimento de Esportes Recreativos e de Lazer). Com a Secretaria de Estado da Educação foi firmado convênio, já que a pós-graduação da Unimep tem um Centro de Excelência de Aprendizagem e Treinamento de Atletismo. "Nesse projeto o enfoque são para o treinamento de atletas", explicou Pellegrinotti.

Um dos objetivos do mestrado na Unimep é também o de disseminar o conhecimento científico. Os alunos que concluem o curso formam outros grupos de pesquisa em diversos locais do país e também em outras instituições de ensino superior.

Os debates hoje no Sesc e no dia 25 na Unimep contarão com a participação de ex-alunos que continuaram suas pesquisas.

PROGRAMAÇÃO. As mesas de debates que serão realizadas hoje no Sesc vão discutir os temas: Políticas Públicas de Esporte Recreativo e Lazer; Atividade Física e Saúde: orientação e benefício na adolescência idade adulta e na terceira idade e Dimensão esportiva: Aprendizagem e Alto Nível.

O evento é gratuito e as inscrições dos interessados serão realizadas no local. No encerramento haverá sorteio de livros publicados por docentes e alunos do curso de mestrado em Educação Física.

No dia 25, no campus Taquaral, no bloco 7, o evento tem início às 9h30. O debate será sobre a produção do Conhecimento, Formação e Atuação Profissional do Mestrado em Educação Física da Unimep, com a realização de mesas temáticas simultâneas com os temas: Movimento Humano, Lazer e Educação, Movimento Humano e Saúde e Movimento Humano e Esportes.

SERVIÇO

Mais informações pelo site www.unimep.br e www.cpaqv.org/mestradoef10anos.