Notícia

UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais

Curso da Fiocruz discutirá bioética aplicada à pesquisas com seres humanos

Publicado em 15 fevereiro 2012

Estão abertas até 7 de março as inscrições para a primeira turma do curso a distância Bioética Aplicada às Pesquisas Envolvendo Seres Humanos, desenvolvido pela Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz). São oferecidas 1,2 mil vagas. O início das aulas está previsto para a segunda quinzena de maio.

Além de oferecer informações sobre o funcionamento do sistema de pesquisa científica e sua regulamentação, o curso pretende contribuir para que os participantes desenvolvam a capacidade de analisar aspectos éticos dos estudos visando à tomada de decisões. A formação é voltada especificamente para membros dos comitês de ética em pesquisa reconhecidos pelo Conselho de Ética em Pesquisa. Candidatos devem ser formalmente indicados pelo comitês aos quais são vinculados e ter, pelo menos, mais um ano de mandato no conselho após a conclusão do curso.

As vagas serão distribuídas proporcionalmente ao número de órgãos de cada região. Em cada região serão selecionados prioritariamente os conselhos com maior volume de protocolos avaliados em 2010. Os profissionais aprovados serão formados para atuar nos quase 600 comitês de ética em pesquisa em todo o Brasil.

O curso, na modalidade a distância, terá duração de cinco meses. Suas atividades estão distribuídas em quatro módulos, com carga horária total de 180 horas.

A íntegra do edital está disponível em http://www.ead.fiocruz.br/_downloads/edital1523v5.pdf. Mais informações pelo email pseletivo@ead.fiocruz.br.

(Agência Fapesp)