Notícia

Avicultura Industrial

Currículo de peso

Publicado em 01 junho 2005

Por Arthur Gruber

Conheça um pouco do trabalho e o perfil de um dos homenageados 2005 da Gessulli Agribusiness.

Professor Associado do Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina Veteiin e Zootecnia da USP, Gruber é hoje dos mais conceituados pesquisadores mundiais na área de Biologia Molecular de Parasitas do Gênero Eimeira. Integra o grupo de cientistas do Consórcio Internacional do Genoma de Einwria tenella. O Grupo do Professor desenvolve sistemas de diagnóstico molecular de Eimeria inéditos no mundo.
Formado em medicina veterinária, Gruber é doutor em Bioquímica pela USP, aonde defendeu tese sobre Biologia Molecular de Trypanosoma cruzi, o agente causador da Doença de Chagas humana, no ano de 1994. Em 2003, defendeu a tese de Livre Docência na USP, abordando o tema Coccidiose Aviária.
Fez parte também do grupo de pesquisa do Projeto Genoma, da FAPESP, em 1997, que culminou com a decifração do primeiro genoma de um fitopatógeno do mundo, a Xylella fastidiosa, agente causador do amarelinho da laranja. Por este trabalho, recebeu no ano de 2000 o prêmio do Mérito Científico e Tecnológico do Estado de São Paulo, pelo então governador Mário Covas.
Gruber é paulistano, casado e tem 40 anos. Seu primeiro contato com a avicultura e patologia aviária foi em 1986, período em que estagiou e desenvolveu trabalhos com a colibaciose aviária. Além de professor associado da USP, Gruber é também consultor do Laboratório Biovet, para o qual desenvolve um sistema de diferenciação molecular de cepas de três espécies distintas de Eimeria. É também o coordenador da 9ª Conferência Internacional de Coccidiose, que será realizada no Brasil, em setembro deste ano.

Emoções à flor da pele
"É uma honra receber esta premiação e até urna surpresa porque sou ainda jovem e não estou há muito tempo na avicultura. Mas neste tempo já aprendi que é um setor que contribui para tornar este País urna potência ", afirmou o pesquisador Arthur Grube, Professor Associado do Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP.