O museu de Presidente Prudente está sendo submetido a um processo de reorganização de seu acervo de peças, fotos e documentos. O diretor do Departamento de Preservação da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Ronaldo Macedo, informou que a recuperação das fotos históricas está sendo feita pela Unesp. "Não só a recuperação das fotos, mas principalmente a identificação das mesmas", explicou. Segundo ele, também estão sendo recuperadas peças como gramofones e aparelhos a TV, entre outras. O objetivo é fazer com que essas peças funcionem, não servindo apenas como artefatos meramente decorativos.
Disse que entre as peças a serem recuperadas está uma máquina linotypo que pertenceu a O Imparcial. Informou que o diretor administrativo do jornal, Deodato Silva, esteve no Museu, se comprometendo a recuperar a peça. Mas admitiu que existem algumas que, simplesmente, não têm chances de recuperação. Cita como exemplo um aparelho telefônico antigo. "Infelizmente nós não conseguimos encontrar as peças necessárias ao funcionamento do mesmo", afirmou.
A recuperação da maioria do acervo está sendo viabilizada através de parcerias com empresas prudentinas. Como exemplo, citou o caso de uma vitrola antiga, que voltou a funcionar graças a boa vontade do pessoal da Refrisson. "É preciso contar com o apoio das empresas especializadas, ou seja, envolver a própria comunidade neste processo", ressaltou. Ele garantiu que o projeto de micro-filmar os arquivos de jornais e documentos históricos não foi esquecido. "Essa possibilidade continua em estudos, principalmente através da Fapesp. Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, vinculada à Unesp".
Mesmo tendo seu arquivo recuperado e reorganizado, o Museu Histórico continua aberto à visitação pública. Após muitos anos de funcionamento na condição de Fundação, a expectativa é positiva após ter sido assumido pela Prefeitura de Presidente Prudente, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. A próxima novidade será um terminal de computador conectado à Biblioteca Municipal, para facilitar o trabalho de pesquisa daqueles que, diariamente, buscam novos conhecimentos através da história. O horário de visitação é das 9h às 17h, de terça a sexta-feira. A partir do próximo dia 22, o museu e o arquivo histórico também poderão ser visitados aos sábados, das 13h às 17h, e aos domingos, das 9h às 13h.
Notícia
O Imparcial (Presidente Prudente, SP)