Notícia

Corretores de Seguros

Cuidado! Cobranças desnecessárias referentes a Nomes de Domínio!

Publicado em 11 maio 2006

Nas últimas duas semanas o mercado nacional foi inundado por boletos bancários que chegam às empresas, instituições e profissionais que são proprietários de Nomes de Domínio no Brasil. Eles estão sendo enviados por uma empresa que se denomina: SENIC
CNPJ: 05.974.117/0001-90
Os boletos normalmente cobram um valor de R$ 87,00 (pode haver de outros valores também), referentes a registro de Nome de Domínio sem o ".br", ou seja, feito normalmente em agências da Internic no exterior ou agências no Brasil que sejam autorizadas.
O boleto tem até a mesma forma gráfica dos boletos do NIC Br, e de forma desonesta, com um texto premeditado, tentam passar ao usuário a impressão de que ele precisa pagar o boleto para não perder o Nome de Domínio, pois já há pessoas interessadas naquele Nome. O usuário que não lê atentamente o mesmo, acha que realmente precisa pagar, e muitos, inadvertidamente, estão pagando.
Queremos dizer a todos que não precisam pagar nada, a não ser que queiram registrar o Nome de Domínio sem o ".br", o que acreditamos que pouquíssimos precisariam de fato. E mesmo que precisem, é possível registrar por um preço muito inferior a esse que eles estão cobrando.
Essa prática daninha, se não configura uma fraude, chega muito próximo disso, porque de certa forma engana intencionalmente a usuários simples, os quais, na maioria das vezes, não entendem bem toda essa questão de registro de Nomes de Domínios, além de também confundir isso com outras despesas relativas aos seus sites, como hospedagem, manutenção, acesso, etc.
O NIC Br, sucessor da FAPESP, assumiu no ano passado o serviço Registro.Br, e é a agencia autorizada pelo Comitê Gestor da Internet a fazer registros no Brasil. Essa semana eles já distribuíram um e-mail de alerta, dizendo que estão tomando providências contra essa forma de atuação da empresa SENIC, que até no seu nome tenta passar uma certa semelhança que confunde a boa fé e a desinformação de boa parte dos usuários que tem Nome de Domínio próprio.
Qualquer dúvida, entrem em contato conosco.