Notícia

Diário de Cuiabá online

Cuiabá recebe o Festival do Minuto

Publicado em 27 abril 2013

Por Ariane Laura

O Festival do Minuto é o maior festival de vídeos da América Latina, que reúne vídeos de até 60 segundos de duração, produzidos por realizadores profissionais e amadores. O acervo do Festival inclui filmes de inúmeros realizadores, como os diretores Fernando Meirelles (Cidade de Deus, O jardineiro Fiel), Beto Brant (O invasor) e a Tata Amaral (Um Céu de Estrelas, Antônia).

O Festival é exibido anualmente em mais de 300 centros de cultura de 200 cidades brasileiras. Neste ano, o Festival do Minuto chegou em Cuiabá nesta semana, mais especificamente na última quinta-feira (25). A programação segue neste sábado (27) e domingo (28), às 19h30, no Cinema do Sesc Arsenal. A entrada é franca.

O Festival do Minuto foi criado no Brasil no ano de 1991, tendo inspirado a criação festivais do minuto em mais de 50 países. Desde 2007, o Festival tornou-se permanente e on line, lançando temas e premiando os melhores trabalhos todo o mês. Todos os vídeos são avaliados por uma equipe de curadores.

CONCURSO - Nos deparamos com a "Ciência" nas mínimas coisas do dia a dia da lâmpada elétrica ao telefone celular, do banho quente aos tratamentos de saúde, da conservação ambiental ao uso da internet. Por isso, o termo pode trazer inúmeras ideias! É nisso que aposta o concurso do Festival do Minuto, que conta com o apoio da FAPESP e está em sua segunda edição.

Para participar, nada melhor do que deixar a imaginação fluir sobre qualquer ciência, seja ela exata, humana ou sobre a vida. O que importa, mais uma vez, é a criatividade. E, como sempre, valem vídeos de até 60 segundos em qualquer formato: filmes de animação, vídeos feitos com câmeras digitais, celular, ipad etc. O concurso segue aberto até o dia 30 de agosto. Ao todo serão entregues R$ 10 mil em prêmios.

Os interessados - de todas as idades e de qualquer parte do mundo  podem inscrever seus vídeos. Regulamento e informações, além do envio do vídeo, estão disponíveis no site www.festivaldominuto.com.br.

Da Redação