Notícia

Agência C&T (MCTI)

CTBE promove Escola São Paulo de e-science

Publicado em 21 agosto 2012

De 22 a 26 de outubro, o Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia (CTBE) promove - juntamente com a Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) - a São Paulo School of Advanced Science on e-Science for Bioenergy Research (SPSAS e-SciBioenergy). ou Escola São Paulo de Ciência Avançada em e-ciência para pesquisa bioenergética.

Com inscrições abertas até a próxima segunda-feira (27), o evento selecionará 50 estudantes de graduação e pós-graduação nas áreas de ciências exatas, como computação, matemática, engenharia, física, química e bioinformática. Informações adicionais e inscrições podem ser feitas pelo site.

A SPSAS, uma iniciativa da Fapesp, financia a organização de cursos de curta duração em pesquisa avançada nas diferentes áreas do conhecimento no Estado de São Paulo. O evento é promovido pelo CTBE, Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Os candidatos selecionados - 50% brasileiros e os demais do exterior - terão as despesas de transporte, acomodação e alimentação pagas. As palestras ministradas por importantes pesquisadores mundiais da área de e-Science abordarão temas como visualização e análise de imagens biomédicas, computação de alta performance, oportunidades na área de e-Science, banco de dados e workflows, biologia de sistemas e bioinformática.

Segundo um dos coordenadores do evento, o pesquisador do CTBE e da Universidade de São Paulo (USP) Roberto Cesar Junior, os estudos atuais, voltados para à solução de gargalos científicos e tecnológicos na área de bioenergia, envolvem diferentes disciplinas. Cada uma delas possui equipamentos e experimentos que geram dados em volume impossível de ser processado sem o apoio da tecnologia. O e-Science surgiu para incorporar técnicas e estruturas computacionais que organizam e facilitam o acesso, a análise e a visualização desses dados pelos pesquisadores.

Agencia CT                                                                                                                                     

Texto: Site do CTBE