Notícia

ABM Brasil - Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração

CSN entrega Prêmio no Seminário de Energia & Utilidades

Publicado em 07 agosto 2014

ABM

A Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) entregará o Prêmio Usina Presidente Vargas durante a cerimônia de abertura do Seminário de Energia & Utilidades, que acontecerá no dia 13 de agosto, às 19 horas, na sede da ABM, em São Paulo (SP). O Prêmio, instituído pela CSN em 1978, destina-se a reconhecer os melhores trabalhos sobre energia aplicada à metalurgia.

 

O trabalho que será premiado descreve a modificação do sistema de controle de nível do Gasômetro da Vallourec e teve como objetivo a máxima utilização do Gás de Alto Forno (GAF) gerado internamente, a melhoria das condições operacionais e a redução de intervenções manuais na operação dos processos. Os resultados geraram impactos positivos na qualidade dos produtos processados.

 

Marisson Pedro Baesso, gerente de Geração de Energéticos da CSN, entregará o Prêmio ao autor do trabalho, associado da ABM.

 

Programação

 

O Seminário de Energia & Utilidades, que acontecerá de 13 a 15 de agosto, abriga o 35° Seminário de Balanços Energéticos Globais e Utilidades e o 29° Encontro de Produtores e Consumidores de Gases Industriais. Haverá cursos, palestras, mesas-redondas, apresentação de trabalhos técnicos e área de exposição.

A programação do evento foi montada para proporcionar uma ampla troca de experiências pertinentes à matriz energética brasileira, pesquisas acadêmicas e soluções empresariais que auxiliaram na busca da eficiência energética e redução de custo.

O Seminário contará ainda com a apresentação de 31 trabalhos e cases empresariais nas sessões orais e pôsteres, além dos balanços das principais empresas do setor, como Vallourec, CSN, Gerdau, Usiminas Ipatinga, Usiminas Cubatão, Aperam e ArcelorMittal Tubarão.

O evento é patrocinado pela Viridis, Nalco, Buckman, TGM, Cameron, Air Liquide, ThyssenKrupp, Arcelormittal, Dynamis, White Martins, Cle Brasil (Veolia), Aperam, CSN, Fapesp. E conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior (CAPES), ABAL, Abcem, Abinox, Abrace, Abragel, Abratep, AEA, Brasil Insurance, EPUSP, FEI, IABr, IAS e ICZ.

 

Mais informações na página do evento:

www.abmbrasil.com.br/energia

 

Serviço de Imprensa da Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração

 

Paula Gomes Teixeira (Mtb 45.797)