Notícia

Jornal da Unesp online

Cruesp promove Seminário Nacional de Bibliotecas

Publicado em 11 novembro 2008

Por Danilo Koga

Até o dia 14 de novembro, ocorre o XV Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias (SNBU), evento organizado pelo Cruesp Bibliotecas, consórcio que reúne as bibliotecas da USP, Unesp e Unicamp. Sediado pela primeira vez em São Paulo (SP), a iniciativa ocorre no Palácio de Convenções do Anhembi.

O objetivo do Seminário, cujo tema é Inovação e Empreendedorismo: Novos Desafios para a Biblioteca Universitária, é promover a reflexão e o debate, tendo em vista a adequação das bibliotecas universitárias às demandas internas e externas de acesso à informação científica.

“Do ponto de vista acadêmico, esse evento é de extrema relevância, pois o celeiro do conhecimento está na biblioteca,” declarou Marcos Macari, reitor da Unesp e atual presidente do Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulista (Cruesp). Além disso, continua, o espaço é uma oportunidade para o diálogo sobre mecanismos de inovação e empreendedorismo.

Divido em três eixos temáticos – Empreendedorismo em Bibliotecas Universitárias; A Biblioteca Universitária e o Contexto Institucional; e Impacto das Tecnologias de Informação na Gestão da Biblioteca Universitária – o Seminário oferece cursos, conferências, oficinas, sessões técnicas e uma feira de produtos e serviços.

De acordo com a organização, os seminários vêm contribuindo substancialmente para a circulação de idéias, o que contribui para a renovação e enriquecimento da gestão das bibliotecas universitárias brasileiras. “Sem inovação e empreendedorismo a biblioteca universitária não consegue atender as demandas da comunidade”, afirma Margaret Alves Antunes, coordenadora da Coordenadoria Geral de Bibliotecas da Unesp e do Cruesp Bibliotecas.

Após a cerimônia de abertura, o coordenador dos Programas de Inovação Tecnológica da Fapesp, João Furtado, ministrou a palestra inicial do evento. “Inovar e empreender não são coisas abstratas. São trabalhos bem feitos, cuidadosos e permanentes. Isso vale para a vida de todos, incluindo as bibliotecas”, destacou o palestrante.

Também estiveram presentes na abertura o coordenador do Sistema de Bibliotecas Universitárias da Unicamp, Luiz Atilio Vicentini; a diretora do Serviço Integrado de Bibliotecas da USP, Eliana de Azevedo Marques; a presidente do Conselho Federal de Biblioteconomia, Nêmora A. Rodrigues; a presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia 8ª Região Regina, Celi de Sousa; o coordenador Geral de Projetos Especiais do IBICT, Helio Kuramoto; a presidente da Federação de Associações de Bibliotecas Brasil, Sigrid Weiss Dutra; a presidente da Comissão Brasileira de Bibliotecas Universitárias, Lúcia Marengo. Além da assessora da Secretaria de Estado da Cultura, Adriana C. Ferrari; do chefe de gabinete adjunto da Unicamp, Carlos dos Anjos; e Rosaly Favero Krzyzanowski, representando o presidente da Fapesp, Celso Lafer.