Notícia

UFSM

CRS/INPE promove palestras sobre Cubesats

Publicado em 19 setembro 2007

O Centro Regional Sul de Pesquisas Espaciais (CRS) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) promove na próxima terça-feira, 25 de setembro, no auditório do CRS, um ciclo de palestras sobre Cubesats, abertas ao público em geral, a UFSM e ao CRS.

Às 08h30min, ocorre o mini-curso Engenharia Espacial e Desenvolvimento de Satélites, em duas partes I e II, ministrada pelo tecnologista Sênior, engenheiro, Petrônio Noronha de Souza. Às 10h45min, o tecnologista Sênior, engenheiro, Otávio Durão e o pesquisador Odim Mendes Jr. falam sobre a estrutura operacional e objetivos científicos de uma Primeira Missão de um Cubesat Brasileiro, evento coordenado no CRS pelo Nelson Jorge Schuch.

Programação e currículos:

08h30min - palestra Engenharia Espacial e Desenvolvimento de Satélites

Palestrante Petrônio Noronha: Petrônio Noronha de Souza é Engenheiro Mecânico formado pela UNICAMP (1982), com Mestrado em Ciência Espacial/Mecânica Orbital pelo INPE (1986) e Doutorado em Engenharia pelo Cranfield Institute of Technology (Inglaterra) em 1993. No INPE trabalhou na Missão Espacial Completa Brasileira de 1986 a 1990, tendo participado do desenvolvimento do Amortecedor de Nutação dos satélites da série SCD. Iniciou o projeto do Experimento Roda de Reação (ERR) que integrou o satélite SCD-2. Em 1995, assumiu a coordenação do Grupo de Projetos da Divisão de Mecânica Espacial e Controle (DMC). Nesta atividade participou da conclusão dos satélites SCD, do projeto do satélite científico SACI-1 e do projeto da gôndola do telescópio imageador MASCO. De 1997 a 1999 assumiu a chefia da DMC. Ocupou de 1998 a 2005, a gerência no INPE do Programa Brasileiro para a Estação Espacial Internacional, programa desenvolvido junto à NASA e à Agência Espacial Brasileira. Em 2004 fundou a Associação Aeroespacial Brasileira (AAB), que presidiu até 2007. Em 2006, passou a atuar na Coordenação de Planejamento Estratégico e Avaliação (CPA), do INPE. Atua como instrutor do Programa AEB Escola desde 2004 e é docente no curso de Engenharia e Tecnologia Espaciais da pós-graduação do INPE.

-10h45min: palestra A Primeira Missão de um Clubesat Brasileiro.

Professores palestrantes:

Dr. Otávio Durão: Engenheiro Civil pela PUC-RJ; Julho 74 Mestre de Engenharia, título duplo, em Engenharia Industrial e Pesquisa Operacional pela Universidade Estadual da Pennsylvania, USA. Em 1980 Ph.D. em Engenharia (Automação) Industrial pela mesma Universidade em1986. Desde então no INPE onde foi Chefe da Divisão de Mecânica Espacial e Controle, de 1992-97 e Gerente Substituto do Satélite Franco Brasileiro (97-2000). Desde Agosto 2006 é responsável pelo acompanhamento de projetos do INPE na Coordenadoria de Planjejamento. Colaborador da Agência Espacial Brasileira para o Programa Microgravidade (experimentos brasileiros na Estação Espacial Internacional - ISS). Professor colaborador da UERJ (Automação Industrial) e Professor Titular da Escola de Engenharia de São José dos Campos (1987-96). Incluído no Marquis Who's Who in Science and Enginnering, 1998-99; 4ªEdição Assessor Científico da FAPESP (SP) e da FAPEMIG (MG).

Dr. Odim Mendes Jr.: Pesquisador da Divisão de Geofísica Espacial, CEA/INPE. Atua nas pesquisas da MagHel (Magnetosfera-Heliosfera),coordenando a Atividade Modelagem de Fenômenos Eletrodinâmicos Planetários. A atividade diz respeito a estudar processos relacionados a interação eletrodinâmica Estrela-Astro.Formado em Física (Bacharelato, 1981 e Licenciatura, 1982) pela Universidade Federal de Goiás.Mestrado (1985) e Doutoramento (1992) em Ciências Espaciais pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Estágios de especialização na Universidade de Washinghton, Seatle, USA (1995), Ecóle Normale Superièure, Paris, França (2006) e Universitè Aix-Marseille, Marselha, França (2006).