Notícia

Portal Inovação MCT

Criado Conselho do Open innovation Center - Brasil

Publicado em 18 junho 2009

O professor da Universidade de Berkeley e consultor de grandes corporações Henry Chesbrough vai presidir o conselho do novo Open Innovation Center — Brasil, lançado dia 28 de maio.

 

O centro deve reunir os profissionais da inovação e os estudiosos do tema para difundir e melhorar as práticas de inovação aberta no País. "O objetivo é o learning by doing — construir algo pela prática", disse Bruno Rondani, que integra o conselho administrativo do centro. No evento de lançamento, em São Paulo, cerca de 60 pessoas de mais de 20 empresas e instituições estiveram presentes: Allagi, Associação Nacional de Pesquisa, Desenvolvimento e Engenharia das Empresas Inovadoras (Anpei), Banco Itaú, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Bradesco, Braskem, Elsevier, EMS, Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), Centro Universitário da FEI, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), Fundação Getulio Vargas (FGV), Fosfertil, governo de Minas Gerais, IBM, Ibope, Ilumin8, Insper, Johnson, Nanotimize, Opensis, Rhodia, SEM, SBGC, Telefônica, Universidade de São Paulo (USP), Uninove, Unipac, Vivo.

O ponto de partida para a criação do centro foi o Open Innovation Seminar 2008 — primeiro encontro latino-americano dedicado a disseminar conceitos e práticas de inovação aberta. A ideia do centro surgiu em conversas do professor Chesbrough, que foi palestrante do evento, com as empresas participantes sobre a realidade da inovação aberta no Brasil.