Notícia

Jornal do Estado (PR) online

CRIAÇÃO - Ateliê-concerto de Paris vem ao Brasil

Publicado em 06 agosto 2003

Por Irineu Franco Perpetuo - Agência Folha
Palestras, workshops, exposições, reuniões científicas e um ateliê-concerto marcam a vinda ao Brasil de um núcleo selecionado de uma das principais usinas de criação e pesquisa musical da atualidade: o Ircam, de Paris. Realizada pela Fapesp, e com curadoria do compositor Silvio Ferraz, a programação do Ircam no Brasil começa sexta-feira, na Unicamp, com uma palestra de Hugues Vinet, diretor-artístico do instituto: e prossegue no Itaú Cultural e Aliança Francesa "Muita gente em vários estados do Brasil vem fazendo um trabalho relacionado ao Ircam", diz Ferraz. 'A programação reflete o que acontece na Academia de Verão, um curso de sete dias que o Ircam faz na França. Em princípio, o evento seria apenas uma pequena reunião científica, entre as equipes do Ircam e do MusArtS: com o tempo, resolvemos abrir a um público maior". MusArtS (Musica Articulata Scientia) é o nome do programa da Fapesp destinado a pesquisa sobre música e tecnologia, uma espécie de instituto virtual, coordenado por Ferraz. Ele é virtual porque não está instalado em um prédio, e se utiliza da internet para integrar 12 núcleos de pesquisa de universidades paulistas em áreas como música, matemática, física, acústica, engenharia e semiótica. "Ao longo dos cinco anos do programa, a idéia é trabalhar também com grupos de pesquisa de países como Alemanha, EUA e Inglaterra", diz. Ircam é a sigla para Instituto de Recherche et Coordination Acoustique/Musique (Instituto de Pesquisa e Coordenação Acústica/Música), fundado em 1969, em Paris, pelo compositor Pierre Boulez, papa das vanguardas musicais do pós-guerra, e atual diretor honorário da entidade comandada por Bernard Stiegler.