Notícia

Prefeitura Municipal de Salvador

Credenciamento da imprensa para o Carnaval começa dia 8

Publicado em 04 outubro 2007

Os profissionais de imprensa que desejam trabalhar no Carnaval de Salvador de 2008 devem procurar a sede da Secretaria Municipal da Comunicação Social (SMCS), no período compreendido entre os dias 8 de outubro e 11 de janeiro, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas. Os documentos solicitados podem ser entregues na Coordenação de Multimídia da SMCS, enviados por sedex ou carta registrada para o seguinte endereço: Avenida Sete de Setembro, nº 89, edifício Oxumaré, sala 701, Ladeira de São Bento, Centro da cidade, CEP 40.060.000, Salvador, Bahia, Brasil. Mais informações pelos telefones (071) 3176-1411, 3176-1414 e 3322-8732 ou pelo fax (71) 3321-6020.

Os profissionais que vão cobrir a festa momesca para os veículos de imprensa devem ser relacionados pelos mesmos. A relação deverá ser enviada por escrito, com timbre do órgão, assinada pelo diretor/editor do veículo ou o responsável pela cobertura do evento. À solicitação de credenciamento deverão ser acrescidos o nome completo do profissional, endereço, CEP, telefone, fax, e-mail da empresa e nome do contato. O nome completo de cada profissional é obrigatório, assim como a cópia do CPF, da carteira de identidade, do passaporte (para os jornalistas estrangeiros) e o número e a comprovação de registro profissional (DRT/MT) e uma foto 3x4.

"A necessidade da foto 3x4 é para darmos mais legitimidade à credencial. Sem ela não liberaremos o credenciamento", afirma Péricles Santana Ávila, coordenador de multimídia da SMCS. Ele informa ainda que as fotos enviadas devem estar atualizadas, com bastante nitidez e proximidade. "Para facilitar a identificação", esclarece. Com a divulgação crescente da maior festa baiana, o coordenador acredita que seja maior o número de profissionais credenciados este ano. No ano passado foram 2.434 inscritos para a cobertura.

Serão habilitados profissionais da imprensa oficial, local, nacional e estrangeira. Para os profissionais autônomos e pesquisadores é necessária, além de toda documentação já citada, uma justificativa do trabalho que pretende realizar no Carnaval. Não serão credenciadas pessoas estranhas à atividade jornalística. Só serão credenciados sites da Internet que estejam registrados na Fapesp e tenham mais de dois anos de existência.

Além de facilitar o trabalho dos repórteres, fotógrafos, cinegrafistas, assistentes e radialistas na rua e nos camarotes, a credencial permite o acesso dos profissionais ao Centro de Imprensa montado todo ano pela Prefeitura do Salvador. Ali eles terão à disposição terminais de computador conectados à Internet, linhas telefônicas, fax, copiadoras e laboratório de fotografia com equipamentos de última geração para transmissão de fotos digitais. Com o tema "O Coração do Mundo Bate Aqui", o Carnaval de 2008 homenageará a "Capoeira".