Notícia

Clic RBS

CPTEC terá supercomputador para avaliar mudanças climáticas

Publicado em 19 julho 2008

Equipamento será adquirido em parceria do Ministério da Ciência e Tecnologia com a Fapesp

 

O Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), com sede em Cachoeira Paulista (SP) receberá um computador com alta capacidade para fazer simulações avançadas sobre mudanças no clima. A máquina está sendo adquirida em uma parceria do Ministério da Ciência e Tecnologia com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

O Ministério vai investir R$ 35 milhões e a Fapesp R$ 13 milhões no projeto. O equipamento vai permitir a elaboração de cenários futuros de mudanças climáticas com alta resolução para apoiar estudos de impacto e de vulnerabilidade nos países da América do Sul.

A licitação para a compra do computador deve ser lançada até o fim do mês. A partir da divulgação do edital, empresas interessadas têm até dois meses para apresentarem as ofertas. A entrega da máquina está prevista para março do ano que vem.

O ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, afirmou que a parceria vai colocar à disposição o maior computador do país para a pesquisa de modelagem climática. Segundo ele, será possível monitorar o clima de um modo não imaginado nos últimos 60 anos.

O presidente da Fapesp, Carlos Henrique Brito Cruz, afirmou que a entidade publicará no mês que vem um edital para que pesquisadores possam se associar ao projeto de criação do que chamou de modelo climático brasileiro.

AGÊNCIA FAPESP