Notícia

GVces - Centro de Estudos em Sustentabilidade

CPTEC lança monitoramento hidrometeorológico

Publicado em 06 abril 2010

Agência FAPESP - O Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) acaba de lançar um serviço de monitoramento hidrometeorológico dedicado às atividades da Defesa Civil do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira, no Estado de São Paulo.

O novo sistema permite a rápida visualização dos níveis de chuva acumulada nas últimas 24 e 72 horas, em 22 municípios, indicando se estão ou não em níveis críticos, considerando os diferentes riscos geológicos de deslizamento na região.

Os dados do monitoramento são coletados diariamente de pluviômetros convencionais de leitura manual pelas Coordenadorias Municipais de Defesa Civil e informados à Coordenadoria Regional de Defesa Civil. A partir daí, os dados de precipitação acumulada seguem para o CPTEC, que os coloca à disposição no portal hidrometeorológico.

As atualizações da planilha de precipitação acumulada são processadas automaticamente pelo sistema do CPTEC e visualizadas, na internet, em um mapa que permite o acompanhamento da situação de cada um dos municípios da região.

O site tem ainda links que dão acesso a páginas do CPTEC, cujos conteúdos podem ajudar a Defesa Civil dos municípios a planejar suas ações.

É possível consultar, por exemplo, imagens meteorológicas de satélites, dados de radares meteorológicos, localização de raios, queimadas, previsão numérica de tempo, boletins sinóticos de previsão de tempo, meteogramas e dados hidrológicos da bacia do Paraíba do Sul.

Mais informações: http://bancodedados.cptec.inpe.br/monitoramento