Notícia

Manutenção.Net

CPQD e WEG avaliam uso de redes privativas 5G na indústria 4.0

Publicado em 03 março 2021

Por Manutenção .NET

O CPQD, as agências Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e Nacional de Telecomunicações (Anatel) e o Grupo WEG/VCOM, parceiros no projeto Open Lab 5G, firmaram um acordo para analisar, sob os aspectos técnico e econômico, a viabilidade do uso de redes privativas de tecnologia 5G no ambiente de indústria 4.0.

O ponto de partida do projeto foi um acordo de cooperação técnica, assinado em novembro de 2020, entre a Anatel e a ABDI, com foco na realização de testes de redes privativas 5G em áreas de produção industrial. O primeiro piloto está sendo conduzido em uma das fábricas da WEG, localizada em Jaraguá do Sul (SC), onde o CPQD irá atuar prestando serviços de consultoria e análise técnica (performance) e de viabilidade econômica da aplicação. A fábrica é uma das mais robotizadas e com maior nível de automação e monitoramento de chão de fábrica da WEG.

Com duração prevista de sete meses, o projeto também deverá gerar dados para novos modelos de negócios, considerando diferentes ambientes, o que poderá ajudar empresas de outros segmentos econômicos.

Disponível em: FAPESP