Notícia

BrendPress

CPqD bate recorde mundial em distância de transmissão óptica entre data centers

Publicado em 16 maio 2016

Conectar data centers separados por distâncias de até 140 quilômetros - o padrão mundial hoje alcança 80 quilômetros -, mantendo velocidades de transmissão elevadas, na faixa de 100 Gb/s. Esse é o principal resultado já obtido pela equipe de Tecnologias Ópticas do CPqD que, em parceria com a empresa BrPhotonics, vem trabalhando em uma nova técnica de modulação em transmissões WDM (Wavelength Division Multiplex) para interconexão de data centers, que está sendo adotada no mercado internacional.

“Trata-se de uma tecnologia bastante promissora, uma vez que apresenta baixo custo quando comparada à técnica de recepção coerente, utilizada atualmente nos sistemas de 100 Gb/s”, afirma Jacklyn Dias Reis, da Gerência de Tecnologias Ópticas do CPqD. “Além disso, outra vantagem dessa nova tecnologia é o menor consumo de energia, que se reflete em redução dos custos de operação do data center”, acrescenta o pesquisador, que abordará esse assunto em palestra no V International Workshop on Trends in Optical Technologies - Towards terabit per second optical networking - evento que acontece no CPqD, nos dias 18 e 19 de maio.

 

Em sua palestra, Reis falará sobre a tecnologia 56 GBd (gigabaud)-PAM4 (modulação com quatro níveis de amplitude óptica), utilizada pelo CPqD em testes experimentais que permitiram bater o recorde mundial em transmissão a 100 Gb/s WDM, em cenários de interconexão de data centers de grande porte. “Os resultados desse experimento, que empregaram tecnologias desenvolvidas pelo CPqD com a BrPhotonics, no contexto de dispositivos eletro-ópticos de banda larga (>50 GHz) e técnicas de processamento de sinais, mostram que é possível conectar data centers situados a 140 quilômetros de distância um do outro (portanto, um ganho de 75% em relação ao padrão atual), com capacidade agregada de 4 Tb/s por fibra óptica”, resume.

 

Esses resultados também serão apresentados na palestra de Jacklyn Reis, programada para o dia 18/05, às 12h30, e que terá como tema  Flexible Optical Transmission. Assim como as demais palestras do V International Workshop on Trends in Optical Technologies - Towards terabit per second optical networking, a apresentação será em inglês.

 

A programação completa do workshop está disponível no endereço  www.cpqd.com.br/ciclodeeventos/evento/v-wton, pelo qual os interessados também podem fazer sua inscrição - que é gratuita.

 

Organizado pela Unidade EMBRAPII CPqD - Comunicações Ópticas, o evento conta com o patrocínio da Keysight Technologies, Corning, Synopsys, Viavi e Sociedade Brasileira de Micro-ondas e Optoeletrônica e o apoio do BNDES, EMBRAPII (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial), FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), FOTONICOM - Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Fotônica para Comunicações Ópticas, Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações (FUNTTEL) do Ministério das Comunicações e FINEP.