Notícia

Jornal do Brasil online

CPQBA lança coleção brasileira de microrganismos

Publicado em 23 fevereiro 2005

O Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas (CPQBA) da Unicamp lança amanhã, dia 24, às 11h30, a Coleção Brasileira de Microrganismos de Ambiente e Indústria - CBMAI. O lançamento ocorre no auditório da unidade e contará com a presença do reitor da Universidade, Carlos Henrique de Brito Cruz, pesquisadores, professores e membros da comunidade.
O trabalho é fruto de uma colaboração entre Unicamp e instituições como o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
O acervo geral, conta a bióloga Lara Durães Sette, curadora da Coleção, possui 688 linhagens de bactérias, fungos filamentosos e leveduras, principalmente isolados de habitats brasileiros. O acervo público atual agrega cerca de 300 linhagens, já disponíveis no catálogo on line.
A coleção, criada em 2002, como parte da Divisão de Recursos Microbianos do CPQBA, tem por finalidade atuar como um centro de recursos biológicos dedicado à preservação, armazenamento e distribuição de germoplasma microbiano, bem como informação associada aos microrganismos. Oferece ainda serviços especializados em caracterização taxonômica e identificação de microrganismos, assessoria e consultoria técnico-científica, desenvolvimento de projetos de pesquisa,cursos e treinamentos.