Um estudo liderado por pesquisadores brasileiros descobriu que a Covid-19 afeta o cérebro de maneira semelhante à esquizofrenia. A pesquisa, publicada na revista European Archives of Psychiatry nesta sexta-feira (19/7), revelou que ambas as doenças aceleram o envelhecimento cerebral e aumentam o risco de diabetes.
Conduzida por cientistas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), do Instituto D’Or e do Centro Nacional de Pesquisas em Energia e Materiais (CNPEM), a investigação visava entender a correlação entre esquizofrenia e formas graves de Covid-19.
Os pesquisadores compararam cérebros de pessoas que morreram de Covid-19 com os de indivíduos que tinham esquizofrenia, identificando as proteínas presentes nos órgãos dos voluntários. A análise revelou que, embora esperassem encontrar mais diferenças, as semelhanças foram predominantes.
“Nós esperávamos encontrar mais diferenças do que semelhanças, já que uma das condições é uma infecção viral aguda e a outra é uma doença que acontece desde o neurodesenvolvimento, com base genética, mas observamos o contrário”, afirmou Daniel Martins-de-Souza, pesquisador da Unicamp e autor principal do estudo, em entrevista à Agência Bori.
Por Redação com Metrópoles