Notícia

A Cidade On (São Carlos, SP)

Covid: Ribeirão tem a maior taxa de retransmissão do Estado

Publicado em 08 dezembro 2020

Região de Ribeirão Preto apresenta taxa de 1,86, a maior do Estado de São Paulo; Para a doença ser controla, a taxa precisa ser inferior a 1

A região de Ribeirão Preto é a região do Estado de São Paulo que tem a maior taxa de retransmissão (Rt) da covid-19.

Segundo dados desta terça-feira (8), a Rt da região de Ribeirão está em 1,86. A segunda colocada nesse ranking é a região Oeste da Região Metropolitana de São Paulo, com 1,76.

MAIS: Veja as diferenças entre as vacinas da Pfizer e da Sinovac

Essa taxa de 1,86 significa que a casa 100 pacientes com covid-19 outras 186 pessoas vão se contaminar com o novo cornavírus.

Pesquisadores da USP, Unesp e Fapesp fazem diariamente o levantamento da Rt de todas as região do Estado de São Paulo (veja mais aqui). Segundo os especialistas, a doença começa a ficar controlada quando a Rt é inferior a 1.

Pico já foi

De acordo com os dados, o pico da Rt na região de Ribeirão Preto aconteceu no dia 30 de novembro, com 1,96. Desde então, a taxa apresenta queda bem lenta. Em 17 de dezembro, a projeção aponta Rt de 1,82.

No entanto, a retransmissão ainda está longe de atingir a taxa de 0,59 que a região de Ribeirão Preto tinha em 7 de novembro.

¹ Valores de Rt que estão acima de 1.0 representam um aumento na disseminação do vírus, enquanto valores que estão abaixo representam uma redução