Notícia

A Cidade On (São Carlos, SP)

Covid: Região segue com a maior taxa retransmissão do Estado

Publicado em 14 dezembro 2020

Segundo dados atualizados nesta segunda-feira, a Rt de Ribeirão Preto está em 1,83; A doença pode ser considerada controlada apenas com a taxa inferior 1

A região de Ribeirão Preto segue com a maior taxa de retransmissão (Rt) da covid-19 entre 22 regiões do Estado de São Paulo.

Segundo dados atualizados nesta segunda-feira (14), a Rt da região está em 1,83. Isso significa que a cada 100 pessoas infectadas com o novo corovanírus transmitem a doença para outras 183.

O número é ligeiramente inferior ao da semana passada, quando a Rt era de 1,86. No entanto, a doença pode ser considerada controlada apenas com a taxa inferior 1. A última vez que a região de Ribeirão teve a Rt inferior a 1 foi em 16 de novembro (0,97).

Das 22 regiões do Estado, apenas quatro tem a Rt abaixo de 1: Taubaté, Franca, Registro e Grande SP Leste. Veja no quadro abaixo as 15 maiores Rt's do Estado.

Esse levantamento das taxas de retransmissão da covid-19 é divulgado em um site (veja aqui) por pesquisadores da USP, Unesp e Fapesp.

¹ Valores de Rt que estão acima de 1.0 representam um aumento na disseminação do vírus, enquanto valores que estão abaixo representam uma redução