Notícia

Bossa News (Rio de Janeiro)

Covid-19 tende a causar desequilíbrio cardiovascular em estágios leves (66 notícias)

Publicado em 07 de março de 2025

O diagnóstico de Covid-19 em quadros leves tendem, a curto e médio prazo, apresentar desequilíbrios no sistema cardiovascular, precisando buscar tratamento de reabilitação, segundo um estudo com 130 voluntários conduzido na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) com apoio da FAPESP.

Os dados, divulgados na revista Scientific Reports, foram testados no período de seis semanas após a infecção, e apresentaram uma diminuição drástica na variabilidade da frequência cardíaca (VFC), ou seja, na variação do tempo entre cada batimento do coração.

Os que foram testados nos períodos entre dois e seis meses ou entre sete e 12 meses após a infecção mostraram melhoras paulatinas, mas sem chegar ao patamar do grupo-controle – composto por pessoas não infectadas pelo SARS-CoV-2.

“Este estudo reforça a necessidade de programas de reabilitação até para pessoas que tiveram Covid-19 leve e não foram hospitalizadas. Os participantes tinham em média 40 anos de idade e alguns apresentavam fatores de risco para doença cardiovascular, como colesterol elevado, tabagismo, diabetes, obesidade e hipertensão arterial. Aparentemente, a Covid-19 potencializou esse desequilíbrio cardiovascular e, por consequência, aumentou o risco de doenças”, conta Audrey Borghi Silva, coordenadora do Laboratório de Fisioterapia Cardiopulmonar (Lacap) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).