Notícia

O Dia (SP)

COVID-19: Startup de SP desenvolve tecnologia para monitorar pacientes a distância

Publicado em 24 abril 2020

Por ResumoCast

Um sistema baseado em internet das coisas desenvolvido pela startup paulista Biologi x para diagnosticar e monitorar apneia do sono em ambiente domiciliar pode ajudar a acompanhar remotamente pacientes com suspeita ou sintomas brandos de COVID19 (doença causada pelo novo coronavírus) e encaminhá-los a um hospital caso registre piora nos sinais clínicos. Viabilizada por meio de um projeto apoiado pelo Programa Pipe/Pappe Subvenção, iniciativa realizada pela Financiadora de Inovação e Pesquisa (Finep) em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), a tecnologia será testada por dois hospitais privados em São Paulo.

“ Hoje, há vários aplicativos voltados a monitorar pacientes com suspeita ou sintomas brandos de COVID-19, mas baseados em respostas subjetivas do próprio paciente, e não no monitoramento de sinais clínicos como o sistema que desenvolvemos permite fazer ”, explica à Agência Fapesp Tácito mistro rigo de Almeida, CEO da Biologi x. Metodologia O sistema é composto por um sensor portátil e sem fio.

Ao ser colocado na ponta do dedo indicador, o dispositivo capta os dados de saturação de oxigênio e a frequência cardíaca do paciente. Os dados são coletados em tempo real por um aplicativo de celular gratuito, disponível nas plataformas Android e IOS. O programa envia as informações para a nuvem e automaticamente para o painel de controle da equipe médica que está monitorando o paciente.

Ao constatar por meio do sistema uma queda na saturação de oxigênio — que é um dos principais indicadores do agravamento do quadro de COVID-19 e que também ocorre na apneia, em que há paradas respiratórias associadas a queda do nível de oxigênio no sangue-, a equipe médica entra em contato com o paciente ou seu acompanhante. Se além da queda na saturação de oxigênio e da frequência cardíaca o paciente ou seu acompanhante relatar febre, aumento da dificuldade para respirar, tosse e fadiga — que são os principais sintomas da infecção pelo novo coronavírus —, são orientados a seguir rapidamente para um hospital. “ O sistema possibilita encaminhar os pacientes ao hospital no momento correto e, dessa forma, diminuir os riscos de contágio pela interação com outras pessoas e proteger principalmente os profissionais de saúde ”, salienta Almeida.

Pacientes Além de hospitais, a tecnologia pode ser utilizada por operadoras de saúde e convênios médicos para monitorar não só pacientes com suspeita de COVID-19 ou com sintomas leves, como também para acompanhar idosos e pessoas que integram os grupos de risco de gravidade da doença. “ O sistema pode ainda ser usado nos próprios hospitais, para monitorar os pacientes com menor gravidade em leitos de enfermaria e manter as unidades de terapia intens is (UTIs) disponíveis para os c sos mais críticos ”, indica gestor. Adaptação A Biologi x está incuba c no Eret iz. bio, incubadora « startups na área da saúde « Hospital Israelita Albert Ein tein, que tem em sua rede d versas empresas apoiadas pe Pipe-Fapesp que estão dese volvendo tecnologias volta d a ajudar no diagnóstico, m nito ramento e tratamento « pacientes com COVID-19. Entre elas estão a Magn med — que fornecerá 6,5 m ventiladores pulmonares pa o Ministério da Saúde — e Hoo box, que desenvolveu e parceria com a Rad square u sistema de detecção de feb a distância. O Pipe/Pappe Sub ven ç: reúne recursos dos program Pesquisa Inovativa em Pequ nas Empresas (PIPE), da F pesp, e de Apoio à Pesqui em Empresas (Pappe), da Er presa Brasileira de Inovação Pesquisa (Finep), para a insc ção de um produto inovador| mercado.

Essa notícia também repercutiu nos veículos:
G1 Portal R7 UOL BOL Pequenas Empresas & Grandes Negócios online Yahoo! Aum Magic Brasil Soberano e Livre Comentando a Noticia O Rondoniense Revista Amazônia TI Bahia Portal do Governo do Estado de São Paulo Araraquara24horas Jovem Pan Pesquisa Científica LF News Blog Borg FM Ao Vivo SBT Interior Revista O Comércio online Jornal Fatos & Notícias Notícias de Campinas SP Agora Só Notícias Boas Brasil CT&I Esteta Jornal Integração Olhar Digital 24 Brasil TV Cariri Metropóles Não Acredito Conceição PB Online Blog Saúde e Dicas Sociedade Científica Central das Notícias Galileu online Blog A Crítica Revista Partes Tá Sabendo? Digital Rádio e TV Confap - Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa Voce Gosta da Resenha! Repórter MT Espaço Ecológico no Ar Região Noroeste O Dia Mais Tio Sam Jornal O Eco online Mais Santos online Acontece Botucatu Mix Vale Investe São Paulo Painel Notícias Notícias ao Minuto (Brasil) Rondônia Direta Plox Notícias de Indaiatuba ABCD Jornal Portal Alerta Câmara Municipal de Araraquara Tecnoblog Vida em Equilíbrio ABIPTI - Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação Hoje Mais (Andradina, SP) Nova Mais BizNews Brasil Mídia NINJA Relevante News Asmetro-SN (Sindicato Nacional dos Servidores do Inmetro) RMF 24 (Polônia) Biorosario Notícias Notícia em Tempo Hoje Consultoria em Inovação Canaltech Yahoo! Esportes Yahoo! Finanças ES Capixaba Goiaba Tech Portal Araruna 1 Revista Segurança Eletrônica online Time 24 News (EUA) Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo Jornal Portal R10 (PI) online Algomais online Beto Ribeiro Repórter ResumoCast Portal Thathi Secretaria da Educação do Estado de São Paulo Notícias de Indaiatuba Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SP) Casa Civil (SP) Tech 4 Health Clinique Chirurgie Esthétique (França) SciDev.Net (Reino Unido) Sport Champion Agora Vale Integração Diagnóstica online Portal Info Newss InfoNewss Tech Na Net Tech Na Net Crazykiwi