Notícia

Gizmodo

Covid-19 pode impactar o cérebro de maneira semelhante à esquizofrenia e acelerar deficiências cognitivas (185 notícias)

Publicado em 29 de julho de 2024

Rádio Agronômica FM 87,5 Portal Vip Araguaia Alagoas Web 180 Graus Ric Amazônia Press Portal Mariliense Mulher Capital Brasília Banca de Jornalistas Perfil (Brasil) Meia Hora online Estadão Alagoas Portal Nine Fórum online Amazônia Press Portal Vip Araguaia Nosso Dia (Londrina, PR) online CGN Folha do ES online Portal Ribeirão Preto Diário do Cariri Conteúdo MS Região Noroeste Correio do Povo (Porto Alegre, RS) online Notícias ao Minuto (Brasil) Gazeta de Sorocaba Gazeta Web (PR) O Dia (Rio de Janeiro, RJ) online Tudo ao Vivo Jornal Floripa Melhor Notícia Acre 24 horas Marreta Urgente Tribuna Liberal online Kleber Patricio Online O Seu Jornal Folha de Dourados online O Repórter do Araguaia online Rádio Conselheiro Fm Blog O Cubo Gazeta de Sorocaba Observador Regional Pequi FM 87,5 Portal GMC Online Leia Já Notícias ao Minuto (Brasil) Programadores Brasil Jornal Fluminense Fato Amazônico TN Online Guarulhosweb In Magazine Novo Dia Notícias online Revista Comunhão online Portal SBN Aliados Brasil Oficial Portal Bauru Notícias Jornal Semanário Brasil de Fato RJ online Acre in Foco Rádio Conselheiro Fm Jornal da Fronteira online Federação da Saúde Toledo News Jornal D Marília Meio News Terra Brasil Notícias ICL Notícias BM&C NEWS Brasil de Fato online Guarulhos Hoje online F5 Online O Norte de Goiás TDT News Notícias Hoje (SP) Sobral 24 Horas Pequi FM 87,5 O Norte de Goiás TDT News Notícias Hoje (SP) Head Topics (Brasil) Informativo Plácido Notícias Hoje (SP) Brazil Urgente Hora 1 MT Agência Bori Gazeta Rondônia Novo Primeira Edição Blog do Pedlowski Sindicato dos Bancários de Santos e Região Jornal Metrópolis - Baixada e Litoral A Postagem Marechal Agora The Net Folha Santista Rádio Esmeralda FM 93,1 Folha Vitória online Rádio Definitiva FM 104.9 Jardim do Agreste Quentuchas The News (Portugal) Três Passos News Conexão Fm 104,9 Mhz FA Notícias Portal do Conesul Jornal Metrópolis - Baixada e Litoral Click Guarulhos Rádio Nova Onda FM 87,9 Ponto da Notícia.com Portal Onbus (RJ) Tribuna do Agreste Metropolitana FM 94.1 Caruaru Rádio Onda Norte FM 103.9 Tribuna do Sertão Rádio Agronômica FM 87,5 ANADEM - Sociedade Brasileira de Direito Médico e Bioética Bahia na Política Blog Fazenda Nova Online Blog Alyson Nascimento HiperNotícias Juruá 24 Horas Rádio Definitiva FM 104.9 Diario Guardiao (Portugal) Leal Junior JE Acontece A Crítica (MS) online Jardim do Agreste Amazônia Agora Conesul Atualidades Bem Paraná online Blog Sertão em Revista (Pernambuco) Repórter Diário online Cesar Wagner (Ceará) GCMais Em Tempo Notícias Diário MS News Jornal Opção (Goiânia, GO) online Batatais 24h Leia Agora (Frederico Westphalen, RS) online Portal Chico Sabe Tudo Portal do Envelhecimento O Livre Infofix Dia de Ajudar Agrosoft Amazônia ON Rede Mix Cidades informativodaregiao.com.br www.brutafm.com.br jbnoticias.com.br www.vandinhomaracas.com.br www.jornalparananorte.com.br www.atlantidafm.com kom.fm.br

Highlights

  • Pesquisa revela que o mecanismo de atuação da infecção causada pelo novo coronavírus pode ser parecido com doenças mentais como a esquizofrenia
  • Ambas as doenças aceleram o envelhecimento cerebral e aumentam o risco para diabetes, ataques cardíacos e derrames cerebrais
  • Achado pode avançar estudos sobre possíveis tratamentos para doenças que atingem o cérebro

Ao infectar o cérebro, o vírus da Covid-19 afeta processos cerebrais também impactados por distúrbios como esquizofrenia e doença de Alzheimer. É o que aponta artigo publicado na sexta (19), na revista científica “European Archives of Psychiatry and Clinical Neurosciences”, assinado por pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), do Instituto D’Or de Ensino e Pesquisa e do Centro Nacional de Pesquisas em Energia e Materiais (CNPEM). O achado pode colaborar para a compreensão e o tratamento dessas e de outras doenças com efeitos no cérebro.

Para investigar os mecanismos de atuação dessas condições, o grupo de pesquisadores examinou padrões de expressão de proteínas em cérebros de pessoas falecidas que tinham esquizofrenia ou que morreram devido à Covid-19, a partir de estudos prévios e de bancos de dados científicos. Eles identificaram uma espécie de assinatura cerebral proteica para cada uma das doenças. O segundo passo foi comparar esses padrões e entender quais funções do cérebro são afetadas pelas mudanças na quantidade e no tipo de proteínas presentes em relação a cérebros saudáveis.

“Nós esperávamos encontrar mais diferenças do que semelhanças, já que uma das condições é uma infecção viral aguda e a outra é uma doença que acontece desde o neurodesenvolvimento, com base genética”, explica Daniel Martins-de-Souza, pesquisador da Unicamp e autor do estudo. Contrariando as expectativas da equipe, os resultados mostram que diversas vias cerebrais em comum são afetadas pela Covid-19 e pela esquizofrenia, especialmente em termos de impactos moleculares e funcionais do cérebro.

Para o pesquisador, o que mais chama a atenção é a semelhança entre as duas condições nos processos que aceleram o envelhecimento cerebral. Além disso, ambas modificam os processos de obtenção de energia das células cerebrais e de comunicação com o organismo. A longo prazo, essa combinação pode contribuir para deficiências cognitivas e sintomas psiquiátricos, traços já observados em casos dessas doenças. “A infecção do vírus mostra um potencial de dessintonizar a maquinaria cerebral, deixando a pessoa mais propensa a eventos psiquiátricos e, aparentemente, também aos neurodegenerativos”, comenta o autor.

Outro efeito comum entre a Covid-19 e a esquizofrenia, destacado pelo estudo, é o aumento do risco de comorbidades metabólicas, como diabetes e síndrome metabólica, um grupo de condições que eleva o risco de ataques cardíacos e derrames. Isso porque essas condições alteram a maneira como o corpo processa carboidratos, como a glicose, resultando em dificuldades para regular os níveis de açúcar no sangue. Isso, por sua vez, aumenta a probabilidade de complicações graves e a taxa de mortalidade dos pacientes afetados.

As semelhanças encontradas pelo estudo na forma como as duas doenças atingem os mecanismos cerebrais podem levar a mais estudos e, no futuro, ao desenvolvimento de novas terapias para tratar pacientes afetados por uma ou ambas as condições. “Talvez a gente possa aprender mais sobre esquizofrenia com os dados de Covid e vice-versa”, ressalta Martins-de-Souza. “Acho que isso encurta caminhos para eventuais tratamentos, até mesmo na perspectiva de olhar para outras infecções virais que têm o potencial de afetar o cérebro, como o zika vírus, por exemplo”, conclui.

Texto: Agência Bori