Notícia

Portal Grande Prudente

Covid-19 pode causar aumento na infertilidade masculina

Publicado em 06 setembro 2021

Ao acompanhar, desde o início do ano passado, pacientes homens que tiveram covid-19, o andrologista Jorge Hallak, professor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FM-USP), começou a observar que os resultados de exames de fertilidade e hormonais deles permanecem alterados por muitos meses após se recuperarem da doença.

Apesar de ser um teste inicial e não ter condições de diagnosticar fertilidade ou infertilidade, o espermograma de vários pacientes tem indicado, por exemplo, que a motilidade espermática – capacidade de os espermatozoides se moverem e fertilizarem o óvulo, cujo índice normal é acima de 50% – caiu para entre 8% e 12% e permaneceu nesse patamar quase um ano após terem sido infectados pelo SARS-CoV-2. Já os testes hormonais apontam que os níveis de testosterona de muitos deles também despencaram após a doença. Enquanto o nível normal desse hormônio é de 300 a 500 nanogramas por decilitro de sangue (ng/dL), em pacientes que tiveram covid-19 esse índice chegou a variar abaixo de 200 e, muitas vezes, ficou entre 70 e 80 ng/dL

“Temos visto, cada vez mais, alterações prolongadas na qualidade do sêmen e dos hormônios de pacientes que tiveram covid-19, mesmo naqueles que apresentaram quadro leve ou assintomático”, diz Hallak à Agência FAPESP.

Alguns estudos feitos pelo pesquisador em colaboração com colegas do Departamento de Patologia da FM-USP, publicados nos últimos meses, têm ajudado a elucidar essas observações feitas na prática clínica.

Os pesquisadores constataram que o SARS-CoV-2 também infecta os testículos, prejudicando a capacidade das gônadas masculinas de produzir espermatozoides e hormônios.

“É muito preocupante como o novo coronavírus afeta os testículos, mesmo nos casos assintomáticos ou pouco sintomáticos da doença. Entre todos os agentes prejudiciais aos testículos que estudei até hoje, o SARS-CoV-2 parece ser muito atuante”, afirma Hallak. “Cada patologia tem particularidades que a prática e a experiência nos demonstram. O SARS-CoV-2 tem a característica de afetar a espermatogênese de formas que estamos descobrindo agora, como motilidade progressiva persistentemente muito baixa, sem alteração da concentração espermática significativa”, diz.

Em um estudo com 26 pacientes que tiveram covid-19, os pesquisadores verificaram por meio de exames de ultrassom que mais da metade deles apresenta inflamação grave no epidídimo – estrutura responsável pelo armazenamento dos espermatozoides e onde eles adquirem a capacidade de locomoção.

Os pacientes têm idade média de 33 anos e são atendidos no Hospital das Clínicas da FM-USP e no Instituto Androscience. Os resultados do estudo, apoiado pela FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), foram publicados na revista Andrology.

“Ao contrário de uma infecção bacteriana clássica ou por outros vírus, como o da caxumba, que causa inchaço e dor nos testículos em um terço dos acometidos, a epididimite causada pelo novo coronavírus é indolor e não é possível de ser diagnosticada por apalpamento [exame físico] ou a olho nu”, explica Hallak.

Por isso, segundo ele, seria interessante ensinar o autoexame dos testículos como política de saúde pública no pós-pandemia.

“É ideal que os adolescentes, adultos jovens e homens em idade ou com desejo reprodutivo, após serem infectados pelo SARS-CoV-2, procurem um urologista ou andrologista e façam uma consulta com mensuração do volume testicular, dosagem de testosterona e de outros hormônios, além de análises do sêmen com testes de função espermática, seguidos de um exame de ultrassom com Doppler colorido, para verificar se apresentam algum tipo de acometimento testicular que pode afetar a fertilidade e a produção hormonal”, sugere Hallak.

“Esses indivíduos devem ser acompanhados por um a dois anos após a infecção, pelo menos, pois ainda não sabemos como a doença evolui”, aponta.

Invasão de células testiculares

Outro estudo recém-publicado pelo mesmo grupo de pesquisadores e também apoiado pela FAPESP indicou que o SARS-CoV-2 invade todos os tipos de células testiculares, causando lesões que podem prejudicar a função hormonal e a fertilidade masculina.

Por meio de um projeto coordenado pelos professores da FM-USP Paulo Saldiva e Marisa Dolhnikoff, foram empregadas técnicas de autópsia minimamente invasivas para extrair amostras de tecidos testiculares de 11 homens, com idade entre 32 e 88 anos, que morreram no HC-FM-USP em decorrência de covid-19 grave.

Os resultados das análises indicaram uma série de lesões testiculares que podem ser atribuídas a alterações inflamatórias que diminuem a produção de espermatozoides (espermatogênese) e hormonal.

“O que nos chamou a atenção de imediato nesses pacientes que morreram em decorrência da covid-19 foi a diminuição drástica da espermatogênese. Mesmo os mais jovens, em idade fértil, praticamente não tinham espermatozoides”, conta Amaro Nunes Duarte Neto, infectologista e patologista da FM-USP e do Instituto Adolfo Lutz e coordenador do estudo.

Segundo o pesquisador, algumas das prováveis causas da diminuição da espermatogênese nesses pacientes foram lesões causadas pelo vírus nos vasos do parênquima testicular, com a presença de trombos, que levaram à hipóxia – ausência de oxigenação nos tecidos –, além de fibroses que obstruem os túbulos seminíferos, onde os espermatozoides são produzidos.

Uma das razões prováveis para a diminuição hormonal é a perda de células de Leydig, que se encontram entre os túbulos seminíferos e produzem testosterona.

“As funções dos testículos de produzir espermatozoides e hormônios sexuais masculinos são independentes, mas há uma interconexão entre elas. Se a produção de hormônios pelas células de Leydig estiver prejudicada, a fertilidade também será diminuída”, afirma Duarte Neto.

Alguns dos sintomas da deficiência de testosterona (hipogonadismo) são perda muscular, cansaço, irritabilidade, perda de memória e ganho de peso, que podem ser confundidos como efeitos de longo prazo da covid-19.

“Uma parte importante desse quadro clínico seguramente está relacionada a uma baixa função testicular. Mas isso ainda não tem sido abordado porque os pacientes não têm dor e não se costuma dosar os hormônios e nem fazer análise dos espermatozoides após eles se recuperarem da covid-19”, alerta Hallak.

Os pesquisadores pretendem realizar um estudo de acompanhamento de pacientes homens que tiveram a doença com o objetivo de avaliar em quanto tempo as lesões testiculares causadas pelo SARS-CoV-2 podem ser revertidas naturalmente ou por meio da administração de medicamentos.

“Ainda não sabemos se essas lesões testiculares poderão ser revertidas e quanto tempo levará para isso acontecer”, afirma Hallak.

As principais preocupações do pesquisador são em relação a homens em idade reprodutiva, adolescentes e pré-púberes, sobre os quais ainda não há dados sobre lesões testiculares causadas pela covid-19. Não se sabe quais serão os impactos na puberdade em relação à capacidade fértil, se a produção de hormônios será afetada de forma transitória, prolongada ou definitiva e qual o grau de lesão residual irreversível.

Como não há dados de pré-infecção pelo SARS-CoV-2 de cada indivíduo, os estudos prospectivos deverão incluir um grupo controle para efeitos de comparação, sugere Hallak.

“Esses indivíduos podem ter problemas de infertilidade e alterações hormonais no futuro e não saberem que isso pode ter sido causado pela infecção pela covid-19, porque apresentaram sintomas leves ou foram assintomáticos”, pondera.

Aumento da infertilidade masculina

O pesquisador estima que a covid-19 poderá causar um aumento na infertilidade masculina. Atualmente, entre 15% e 18% dos casais enfrentam dificuldades para conceber – por problemas masculinos em 52% dos casos.

Esse cenário pode desencadear uma busca maior por técnicas de reprodução assistida que, de acordo com ele, é realizada por vezes de forma apressada no Brasil para causas masculinas, sem avaliação inicial adequada e padronizada e, muitas vezes, sem que seja estabelecido o diagnóstico causador inicial e sem tempo hábil para se propor condutas com base em melhor custo-benefício e a aplicação de tratamentos específicos que podem curar a causa ou restabelecer a capacidade fértil natural.

“Será preciso tomar muito cuidado com a reprodução assistida pós-pandemia de covid-19, pois não se sabe as consequências disso nos meses subsequentes à infecção”, ressalta Hallak.

Uma vez que o SARS-CoV-2 tem sido detectado em todos os tipos de células dos testículos, que participam de todas as etapas da espermatogênese, não se sabe se o vírus também pode estar presente em espermatozoides de pacientes que tiveram covid-19 meses depois de terem se recuperado da doença.

Esses espermatozoides podem ter sido afetados pelo vírus e, idealmente, deveria preventivamente se esperar, no mínimo, um ciclo de espermatogênese – ao redor de 90 dias – para que seja feita nova avaliação investigativa andrológica, indica Hallak.

“Temos visto lesões de DNA causadas pelo novo coronavírus altíssimas, ao redor de 80%, enquanto o normal é de até 25% e, o aceitável, até 30%”, compara.

Outra preocupação do pesquisador é com a reposição de testosterona nesses pacientes que tiveram covid -19 e queda hormonal, que, segundo ele, é uma medida desnecessária.

“A reposição de testosterona em um paciente já afetado vai inibir ainda mais a função testicular. Os testículos têm mecanismos de reparação para voltar a produzir hormônios e existem tratamentos medicamentosos que aumentam a produção natural dos hormônios esteroidais, restabelecendo progressivamente a função testicular intrínseca do indivíduo. Isso também vai depender se houve lesão às células de Leydig e em qual grau, que é algo que não sabemos ainda”, pondera.

Essa notícia também repercutiu nos veículos:
Yahoo! SBT CNN (Brasil) Portal R7 Folha de Pernambuco online Portal Exame Diário do Poder Folha.com O Povo Jovem Pan SBT Interior UOL Veja online Estadão.com O Estado de S. Paulo Folha de S. Paulo Folha de Itapetininga Folha de Itapetininga Folha de Itapetininga Radio Sudamericana 100.5 (Argentina) La Brújula 24 FM 93.1 (Argentina) The World News (Paraguai) Remo News (Índia) Play Crazy Game Tech 4 Health Ecuador Chequea (Equador) Jornal Cidade (Barreiras, BA) online Urgence TV Plantão Caicó RemoNews (Brasil) Portal Mariliense 24 Ecuador (Equador) El Telégrafo (Equador) online Tassco (EUA) MSN Garanhuns Notícias Pauta Brasil CV Agora N5 Notícias TV Caparaó Jornal Tabloide online (Cotia, SP) ID Brasil Notícias Brasil BSB Digital DF Agora Blog da Luciana Pombo DMB Tecnologia Tech Break Blog do Montoril Pfarma Notícias da Sua Cidade WebMais TV Caruaru Portal Cidade Araraquara TV Jornal TV Jornal The World News (Ucrânia/Brasil) VNExplorer (Brasil) UTEC - Associação das empresas e profissionais autônomos do segmento de software e hardware de Uberaba SP Notícia Portal Tech4Health RemoNews (Brasil) Gazeta de Rio Preto online Rádio Cultura FM 93,7 (Pará) Bahia.ba TV Minas Potiguara Online Ipiaú Urgente Blog Diário Tancredense Colider News Saúde Brasília News Founded (África do Sul) Guia Viver Bem Mídia Bahia Portal Abrantes Beto News Portal Gongogi Sudoeste Bahia Boa Saúde Andaiá FM En Agenda (Argentina) ArgenData Noticias (Argentina) Periodico Vespertino de Chiapas (México) Diario 26 (Argentina) Rede Ilha FM Noticiero Universal (Espanha) El Tribuno (Argentina) online Diario Salto Al Día (Uruguai) MinutoUno (Argentina) La Crítica (Argentina) San Juan 8 (Argentina) Informate Salta (Argentina) Chaco Hoy (Argentina) Centro de Informes (Argentina) Revolución Popular Revista Códigos (Argentina) online Rosario3.com (Argentina) Radio Dos FM 99.3 (Argentina) Grupo La Provincia (Argentina) Diario de Cuyo (Argentina) El Litoral (Argentina) online Portal Ciudadano (Argentina) El Día (Argentina) online LT7 Noticias - Radio LT7 95.3 y AM900 (Argentina) Diario Con Vos (Argentina) El Cronista Comercial (Argentina) online Red 92 (Argentina) Ituzaingó HOY (Argentina) RPerezNetOnLine (Argentina) GENTE Online (Argentina) Noticias de (Argentina) Sextacontenidos Agencia El Vigía (Argentina) La Brújula San Juan (Argentina) Imagen Poblana (México) Diario UNO (Argentina) online Revista La Columna (Argentina) online Brasil Amazônia Agora El Universo (Equador) online Folha de Itapetininga O Vale Tony Show Cada Minuto Hora PR RP10 SCC 10 Oficial News O Mariliense Minuto Cidade Jornal Cidade COOPECIR-PB - Cooperativa dos Cirurgiões da Paraíba BataNews Portal Santa Teresinha Machadinho Online Fundação Astrojildo Pereira El Heraldo de México (México) online Newsbeezer (Brasil) Gazeta Brasil Baidú Brasil Bomba Bomba eplay Blog do Valente Blog do Mak Juárez Hoy (México) online Portal Jornal do Norte Albert Sabin News Easy Branches Palco Noticias (México) NoticiasPV – Noticias de Puerto Vallarta (México) El Diario Nuevo Día (Argentina) Accesscanal Marco Antonio na Notícia Planeta online MSN (Portugal) People's Daily (China) Spanish.china.org.cn (China) Liga Democrática Saense Tabocas Notícias Rádio Jaraguar Notícia da Bahia NORDESTeuSOU Panorama de Notícias Portal Paraíba Todo Dia NE10 Blog Waldiney Passos BonitoNet Porto Murtinho Notícias Bahia Econômica Verdinho Notícias Jornal Ação Popular Brumado Urgente Rádio Costa Sul FM Rádio Vale FM 102,3 (Bahia) Bahia.ba TV Futuro Yahoo! Finanças Play Crazy Game MSN IEA - Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo Expresso 222 Índices Bovespa Revista La Columna (Argentina) online MidiaMax Rádio Jornal Portal Terra Santa Notícias Cotia 24 horas Mundo e Negócios Folha da Minha Sampa Sistema Costa Norte de Comunicação Giro Goiás Guarulhos Online Blog O Correspondente Notícias do Dia Na Hora Online Veja Saúde online Blog Edenevaldo Alves Giro Notícias Goiás Blog do Elias Hacker Jornal Primeira Página online Por dentro de tudo Diário da Saúde InfoHealth Altair Tavares Acontece Botucatu Alagoas Agora online Agência de Notícias – Defesa Porto Alegre 24 Horas Portal do Curimataú Play Crazy Game Impacto Notícias Agora ES online Jornal da Orla online Diário em Foco Informativo Astral Portal Prudentino Conexão Na Cidade Grupo News Paraná CVN Notícias Campo Belo em Foco FEDAP - Fundação de Estudos para o Desenvolvimento da Administração Pública Notícia de Limeira Alvo Notícias GPS da Notícia Play Crazy Game Roraima na Rede Coluna Supinando Inova PB Imaculada Online Blog do João Moura Portal Varada Folha de Londrina online O Jiló Portal da Cidade (Registro, SP) Jornal de Itatiba online RC 8:32 Região Noroeste Orla Notícias Casa de Notícias De Fato Rondônia Blog Borg FM Ao Vivo Novoeste A Cidade On (São Carlos, SP) Jornal de Piracicaba online Blog de Assis Veja São Paulo online Meio Norte online (Piauí) Agora RN online Play Crazy Game SBT News Gazeta do Povo online (PR) Portal Correio Free Game Guide Jornal da Franca Folhamax Blog Do Gesso Folha do Araçá A Crítica (AM) online Antenados Notícias Botucatu Jornal Estação online BSB Notícias Tribuna Paulista Panorâmica News Penha News Portal do Governo do Estado de São Paulo Portal de Notícias Virou Manchete Mix Vale Mirante da Bocaina Novo Cantu Notícias Oeste Ao Vivo Relato News O Repórter Regional online Oeste 360 Jornal A Voz do Povo online (Uberlândia, MG) Mustach TV Interbam Ata News Zatum Rádio ABC Saber Atualizado GMundo News Piauí Hoje RIC Mais Galileu online Portal Tarauacá Blog Tarauacá Agora Poder360 Poliarquia Press From Brasil (EUA) Aracaju Agora Notícias Luciano Vale São Miguel para Todos Blog do BG Jornal da Ciência online Santa Portal Diario de Yucatán (México) online Coluna Italo Cofemac Revista Cariri Saiba de Tudo Beto Ribeiro Repórter Diário da Amazônia online Blog Jornal da Mulher Revista Pará Noticias de Contagem online El Patagónico (Argentina) Xinhua Español (China) Crescer online Terra O Antagonista Play Crazy Game Política Livre MSN Polêmica Paraíba ClickPB Sem Censura PB Tony Show Play Crazy Game Play Crazy Game Olhar Digital Jornal A Semana Gazeta Brasil MSN (Portugal) Diário de Votuporanga online Blog A vida da criança Porto Alegre 24 Horas GP1 MSN Head Topics (EUA) Tribuna da Bahia online Cabresto Paraíba Master Pleno.News El Territorio (Argentina) online Estúdio Livre News Tudo é Espanto Head Topics (EUA) Folha de Alagoas online Plantão News (MT) Play Crazy Game Tribuna do Paraná online Pensar Piauí Blog do Banana O Observador online Brasil 247 Play Crazy Game Folha de Itapetininga Neo Net Music (Argentina) Télam - Agencia Nacional de Noticias (Argentina) Titulos.com.ar (Argentina) Diario Jornada Online Mendoza (Argentina) Folha de Itapetininga Polo Sur TDF (Argentina) Radio Activa (Argentina) La Voz del Neuquén (Argentina) Folha de Itapetininga Folha de Itapetininga 1822 Jornal Dom Total Folha de Itapetininga Folha de Itapetininga Cronica del Noa (Argentina) Canaltech Rádio Caçula - Três Lagoas/MS Jornal Democrata Guarulhos Hoje Grande Ponto Portal RBN Portal 1001 Notícias Blog do Márcio Rangel