Brasil123

Covid-19: Molécula que inativa o novo coronavírus pode ser usada em enxaguante bucal

Publicado em 01 novembro 2021

Em parceria com a Golden Technology, pesquisadores do Instituto de Química da Universidade de São Paulo (IQ-USP) produziram em escala uma molécula derivada do corante ftalocianina capaz de inativar o novo coronavírus, causador da Covid-19.

Segundo testes feitos no Instituto de Ciências Biomédicas (ICB-USP) e publicados na revista Scientific Reports, o composto reduziu em 99,96%a carga viral em culturas de células sem provocar alterações metabólicas.

Em ensaio clínico feito por pesquisadores da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB-USP), o uso de um enxaguante bucal contendo a molécula antiviral por pacientes internados com Covid-19 contribuiu para reduzir os sintomas e o tempo de hospitalização. O composto foi testado apenas em pacientes em estágio inicial da infecção.

“A molécula é capaz de se ligar ao oxigênio presente no ar. Quando ocorre essa ligação, o oxigênio torna-se mais ativo, causando danos oxidativos no vírus”, diz Koiti Araki, professor do IQ-USP e coordenador do projeto, à Agência Fapesp.

Uma das dificuldades em relação à molécula derivada do corante ftalocianina era sua produção em escala. No entanto, nos últimos anos, a parceria de Araki com a Golden Technology conseguiu desenvolver um processo de produção.

“Esse ativo é difícil de produzir e os rendimentos eram muito baixos. No laboratório, conseguimos desenvolver um processo que diminuiu em mais de 90% a quantidade de resíduos e reagentes, bem como o tempo de produção”, afirma Araki.

Enxaguante bucal contra Covid-19 será submetido ao processo de aprovação da Anvisa

Inicialmente, antes da pandemia de Covid-19, a ideia era aplicar a molécula para eliminar odores produzidos por microorganismos em tecidos e para remover germes em diferentes tipos de ambientes.

Com a chegada da pandemia de Covid-19, os pesquisadores decidiram avaliar se o composto seria capaz de combater o novo coronavírus e inativá-lo. De acordo com os resultados de um estudo in vitro conduzido na FOB-USP em parceria com a Universidade Estadual Paulista (Unesp), o antisséptico produzido com a molécula derivada da ftalocianina reduziu em 90% a carga viral do novo coronavírus em amostras de saliva.

Agora a empresa interessada em produzir o enxaguante bucal com a molécula da ftalocianina para combater o novo coronavírus vai solicitar autorização de uso do composto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Jornal Primeira Página EBC Rádios Veja online UOL Portal R7 InforBahia Diário da Saúde Bem Pra Você Oficial Notícia de Limeira Jornal Primeira Página online Dia a Dia Nordeste Bomba Bomba Biblioteca FMUSP Revista Pará Investe São Paulo Capital Entorno Saense Jornal da Ciência online Pfarma São Carlos em Rede Manchete Política Jornal Tabloide online (Cotia, SP) Portal O Guardião A Voz dos Municípios (Laranjeiras, Sergipe) online Metropolitana MS Bom dia Paraiba Lucas em foco Jundiaí Online LabNetwork Garanhuns Notícias 2A+ Cosmética Farmacêutico Márcio Antoniassi Conexão Na Cidade Alvo Notícias Informativo Astral Penha News O Repórter Regional online Relato News Mix Vale Jornal A Voz do Povo online (Uberlândia, MG) Jeremoabo.com.br Diário em Foco Portal do Governo do Estado de São Paulo Folha de Valinhos online Portal O Sertão Galileu online Eu, Rio! Portal da Cidade (Registro, SP) Portal A Verdade Circuito de Notícias Ata News Araraquara24horas Benefícios News Verguia Xingu 230 Campos 24 horas Campo Belo em Foco São Bento em Foco Revista Interativa Acontece no RS Pelo Mundo DF Extra News MS Jornal Ponta Grossa Oeste Ao Vivo Oeste 360 Sistema Provincia Relato News GMundo News MSN (Brasil) Poliarquia Poder360 Pauta Brasil CV Agora Professor José Costa Agência de Notícias – Defesa FEDAP - Fundação de Estudos para o Desenvolvimento da Administração Pública Portal de Notícias Virou Manchete Zatum DF Agora São Carlos Agora Giro Notícias Goiás Tudonoticia.org TV ÚNICA O Defensor online Sou Catarinense comVc Portal Rádio Continental FM 96.1 Notícias DF & Entorno Garça em Foco N5 Notícias Portal O Guardião Agora TS Relata Bahia TV Brusque LD - Ligação Direta TaubatéOn MaisAM Panorama Farmacêutico Jornal A Cidade (Ponta Porã, MS) Feedy News Cabreúva Online Gazeta Costa Sul Garanhuns Notícias BSB Digital Giro Goiás MaisAM Hora PR TV Caparaó Beto Ribeiro Repórter Araraquara Agora Portal da Enfermagem Antenados Mirante da Bocaina Folha da Minha Sampa Revista Interativa Campo Belo em Foco Oeste Ao Vivo Novo Cantu Notícias Panorâmica News TV Interbam Oeste 360 Portal Altônia Alagoas Agora online Blog Saúde e Dicas Jeremoabo.com.br Agora ES online Toni Rodrigues Diário D4 Notícias MSN (Brasil) Roraima na Rede MT Diário online Poder no Quadrado Plantão News (MT) Jornal Estação online Cotia 24 horas eCycle São Miguel Agora Minuto Cidade Saúde em Tela Um Só Planeta Transmitindo Diário de Notícias Web Portal RBN