Notícia

DCI online

Covid-19: exame de sangue pode prever gravidade da doença

Publicado em 27 outubro 2020

Pesquisadores da USP apontaram que a metodologia pode prever se paciente com covid-19 poderá obter complicações da doença. Pacientes de dois hospitais foram os voluntários para o estudo.

Pesquisadores da USP (Universidade de São Paulo) desenvolveram uma metodologia que permite prever se há risco de complicações em pacientes contaminados pelo coronavírus. O método indica que um simples exame de sangue pode apontar gravidade da covid-19.

O estudo analisou o conjunto de proteínas presentes no plasma do sangue para descobrir se corresponde a um padrão classificado como “alto risco”. A pesquisa, que contou com o auxílio da Fapesp, foi divulgada em formato de artigo na plataforma medRxiv. “Nós identificamos um grupo de moléculas cujo nível está significativamente mais elevado no plasma de pacientes com a forma grave da covid-19, com destaque para as proteínas SAA1 [proteína amiloide A1 sérica] e a SAA2 [proteína amiloide A2 sérica]. Nossa proposta é que essa análise do plasma seja feita assim que a pessoa tiver o diagnóstico confirmado pelo teste de RT-PCR. E, caso ela apresente o perfil de alto risco, o médico já poderia adotar uma conduta mais direcionada“, diz Giuseppe Palmisano, professor do ICB-USP (Instituto de Ciências Biomédicas) e coordenador do projeto.

O pesquisador ressalta ainda que será necessário confirmar o diagnóstico e sua utilidade com grupos maiores no Brasil e no exterior.

Os testes foram feitos com 117 amostras colhidas em pacientes com covid-19 atendidos no Instituto do Coração (InCor) do Hospital das Clínicas (HC) da FM (Faculdade de Medicina) da USP, com a colaboração dos médicos Rinaldo Focaccia Siciliano e José Carlos Nicolau. Os voluntários tiveram seus dados comparados por idade, sexo e doenças, como diabetes, obesidade ou hipertensão.

Para identificas as proteínas existentes, os estudiosos usaram um espectrômetro de massas – equipamento comum nos hospitais brasileiros e bastante usado em análises clínicas. É possível, assim, identificar a presença de fungos, bactérias, além de descobrir as espécies de microorganismos. Neste estudo, os pesquisadores utilizaram 88 amostras para treinar o software a identificar quais delas pertenciam a pacientes hospitalizados (alto risco) e quais apresentavam sintomas leves (baixo risco) da covid-19

Foi observado que o perfil de proteínas do plasma era diferente o suficiente para separar os dois grupos de pacientes – de alto e baixo risco . Segundo Palmisano, eles identificaram quais eram as proteínas que estavam mais abundantes no grupo de alto risco. “Chegamos à SAA1 e à SAA2. Os níveis dessas proteínas no plasma de pacientes com alto risco também foram avaliados com outras técnicas, confirmando o resultado obtido“, finaliza o pesquisador.

Essa notícia também repercutiu nos veículos:
Estadão.com Portal R7 UOL TV Cultura Jornal de Piracicaba Correio Popular (Campinas, SP) Terra MSN (Brasil) Portal da Enfermagem Consecti - Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I Agora RN online ES360 Jornal do Comércio (RS) online Seesp - Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo MT HOJE Blog Ultimas Noticias Araraquara24horas Blog Saúde e Dicas Portal do Governo do Estado de São Paulo Acontece Botucatu Mix Vale Portal Onda Sul 100,7 FM Portal Amirt Revista Amazônia Investe São Paulo Plantão News (MT) Espaço Ecológico no Ar Sistema Costa Norte de Comunicação Coluna Supinando Medicina S/A Metrópoles Ipa Online Notícias ao Minuto (Brasil) Jornal Folha da Terra (Itupeva, SP) online Folha do Estado da Bahia (Feira de Santana, BA) online Folha do Estado da Bahia (Feira de Santana, BA) online NewsLab online ContilNet Notícias Região Noroeste Yahoo! Finanças Yahoo! Vida e Estilo Canaltech Canindeyu Digital (Paraguai) Painel Notícias Catve Diário do Rio Claro online Plantão News (MT) LabNetwork Diário do Rio Claro Paulínia 24 Horas Notícia Cassilândia Notícias CBDL - Câmara Brasileira de Diagnóstico Laboratorial Ceedec - Centro de Educação Especializado ANADEM - Sociedade Brasileira de Direito Médico e Bioética Correio Popular (Campinas, SP) online CBN Notícias (Vitória, ES) Terra Portal Correio Pfarma ES Brasil online Gazeta do Norte Jornal Tempo Real Jornal Panorama online Portal AMZ! SiteBarra Brasil 61 Rede Guma Ouro Preto Candidados Rádio Educadora 560 AM Portal Jornalismo na Amazônia Jornal do Sudoeste GCMais FolhaMT 180 Graus Quarto Poder Rádio do Sul Portal Goiás em Dia