Notícia

RN Hoje

Covid-19 causa ansiedade em mais da metade dos paulistas, diz pesquisa

Publicado em 08 julho 2020

Por Por RN Hoje Agência Brasil

No estado de São Paulo, a pandemia de covid-19 já causa ansiedade em mais de metade da população adulta. De acordo com uma pesquisa da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que ouviu 11.863 pessoas, 39% também afirmaram se sentir tristes ou mesmo deprimidos.

Entre adultos com idade de 18 a 29 anos, a proporção aumenta para 54,9% do grupo que declara sentir uma tristeza frequente e 69,7% do que sofre de ansiedade. Os percentuais são, respectivamente, de 25% e 31% entre idosos.

A reclusão organizada no âmbito da crise sanitária também promoveu queda na qualidade do sono de uma parcela significativa dos adultos paulistanos. Ao todo, 30% têm tido dificuldade para repousar e recuperar as energias.

Quando se delimitam os índices por gênero, o que se observa é que as mulheres têm sido mais afetadas pela pandemia. No total, 48,4% se sentem tristes ou deprimidas com frequência e 60,1% ansiosas ou nervosas, contra 28,5% e 40,6% registrados entre homens.

A avaliação de pouco mais de um quarto dos entrevistados (26,5%) é de que a saúde piorou de modo generalizado, já que as medidas de distanciamento social levaram muitas pessoas a interromper uma rotina de exercícios físicos e a continuar trabalhando de casa, com o uso de recursos tecnológicos.

Segundo o levantamento, a proporção de entrevistados que passou a usar tablets e computadores por mais de quatro horas diárias subiu de 46,2% para 64,3%. Fora isso, dado já importante, o percentual de indivíduos considerados fisicamente ativos, ou seja, que praticam exercícios com duração de mais de 150 minutos semanais, caiu de 30,5% para 14,2%. Em curto prazo, tais condições têm provocado efeitos como dores na coluna que antes da pandemia não existiam (40%) e agravamento de problemas crônicos nessa região do corpo.

Os dados foram coletados pelos pesquisadores entre os dias 24 de abril e 24 de maio, por meio de questionário online. Outros resultados obtidos pela Convid Pesquisa de Comportamentos pode ser conferidos no site oficial, lançado pelas instituições participantes.

Essa notícia também repercutiu nos veículos:
UOL Estadão.com Agência Brasil UOL O Estado de S. Paulo UOL Estadão.com IstoÉ online BOL Folha.com IstoÉ Dinheiro online Novo Cantu Notícias Poder360 Portal Vermelho Portal Carapicuíba A Crítica (MS) online Terra Jornais Virtuais São Carlos em Rede MSN SP Agora Consecti - Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I Portal Neo Mondo Portal do Zacarias Atemporal Head Topics (Brasil) Programa InfoSalud (Argentina) O Rolo Notícias Momento MT O Documento online FA Notícias Central das Notícias Portal F11 Folha de Ibitinga A Semana News Money Times Agência BR Sistema Costa Norte de Comunicação Jornal Cidade (Barreiras, BA) online Portal Paraná Empresarial Portal Brasil Empresarial Terra MSN SBNotícias Notícias de Campinas Notícias Botucatu Portal do Governo do Estado de São Paulo Ternura FM Região Noroeste Jornais Virtuais Notícias ao Minuto (Brasil) Jornal Folha da Terra (Itupeva, SP) online Dinheiro Rural online O Bom da Notícia Melody FM 94.1 Mix Vale Jornal Tijucas Jornal Dia Dia Jornal Floripa JM1 Clube FM 100.5 Jornal de Piracicaba Portal de Notícias Poliarquia Portal Lapada Lapada Portal TopGyn Bocaina Informa Cenário MT 106.7 FM (Ribeirão Preto, SP) O Mato Grosso Jornal MSN Vale News Mais influente online O Estado RJ online O Dia (SP) Rádio Piratininga 750 AM Alô Tatuapé Tamoios News Ata News Prime News Boqnews Jornal da Região (Jundiaí, SP) online Painel Notícias Época Negócios online Epoch Times em Português A Verdade online Portal Agora no RS Blog da Cris AZero News Epoch Times Brasil Jornal da Orla online Portal Mato Grosso Head Topics (Reino Unido) Portal Fecomerciários - Federação dos Empregados no Comércio do Estado de São Paulo Portal MT ISN Portal Jornal Regionalidades online Notícias da Sua Cidade Jornal Roraima Hoje Milicia da Imaculada