Notícia

Momento MT

Covas diz que rodízio durará até cidade atingir isolamento entre 55% e 60%

Publicado em 12 maio 2020

Durante entrevista, Bruno Covas (PSDB) reafirmou que medida tem como intuito evitar que pessoas saiam de casa desnecessariamente.

O prefeito da cidade de São Paulo, Bruno Covas (PSDB) afirmou que o atual modelo de rodízio irá se extender até que a cidade atinja uma taxa de isolamento social que esteja entre 55% e 60%, índice similar ao do começo da pandemia, em março. Declaração foi dada pelo prefeito durante entrevista ao SPTV no começo da tarde desta terça-feira (12).

Leia também: Mortes por Covid-19 são 3.979 no estado de São Paulo; casos chegam a 47.711

Além de confirmar que o rodízio irá ser prolongado até que a taxa seja atingida, Covas também reafirmou que a medida não visa melhorar o trânsito da cidade, mas sim impedir que as pessoas saiam de casa sem que seja necessário. O prefeito afirmou ainda que a medida foi combinada com o governo estadual.

Apesar de ter sido implantado na última segunda-feira (11), o modelo de rodízio gerou críticas da população, uma vez que, ao proibir a circulação dos carros, a medida causou aglomerações nos transportes públicos . Segundo governo do estado, Metrô e CPTM registraram aumento de 11%e 15% respectivamente.

Implantado na capital paulista, o novo modelo de rodízio limita a circulação de veículos em todas as vias da capital por 24 horas . No modelo, automóveis com placas com finais ímpares circulam e veículos com placas pares não. No dia seguinte, a situação se inverte. Quem desrespeitar a medida será multado em R$ 130.

Lockdown será inevitável em SP se isolamento não subir, indica estudo

Uma projeção feita pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) indica que a adoção de lockdown obrigatório em São Paulo será inevitável se o nível de isolamento social não subir nas próximas semanas.

No último domingo (10), o estado registrou a pior taxa de isolamento social para um domingo desde o início da quarentena: 53%. O governador João Doria disse que adesão ao isolamento deve ser de, no mínimo, 55% para que ocorra a flexibilização da quarentena no dia 31 de maio.

Entre os dias 8 e 10 de maio, foram registrados, em média, 1.839 novos casos diários de Covid-19 em todo o estado, sendo 1.033 somente na capital. Se for mantida a taxa de contágio (R0) – que é o número de pessoas para as quais um infectado transmite o vírus – observada nos 30 dias anteriores a 10 de maio, no final de junho São Paulo contabilizará 53,5 mil novas infecções por dia, sendo 20,8 mil casos diários somente no município de São Paulo. Nesse período, estima-se que o número de novos casos dobre a cada 11,5 dias para o estado e a cada 12,9 dias para a capital, nas próximas semanas.

Ministério da Economia descarta que auxílio de R$ 600 possa se tornar permanente

O cálculo foi feito considerando-se os dados reais de crescimento do número de casos ao longo do último mês, que indicam uma taxa de contágio de 1,49 para o estado e de 1,44 para a cidade de São Paulo.

No final de abril, cada 100 paulistas infectados transmitiam o novo coronavírus para quase 150 pessoas, em média (ao longo de um período de cerca de 7,5 dias após se contaminar, de acordo com a modelagem utilizada).

“Essas projeções têm grande chance de estarem subestimadas, pois o nível de isolamento vem caindo desde o início de abril (ver figura) e, entre 5 e 9 de maio, não ultrapassou 50%, o que provocará o aumento da taxa de contágio. Isso se refletirá daqui a 15 ou 20 dias no número de novos casos, depois sobre o número de óbitos. Mas, mesmo que se mantenha o nível de contágio estimado até 10 de maio, os valores projetados indicam que ainda este mês o sistema público de saúde da Região Metropolitana de São Paulo [RMSP] atingirá o limite, pois o nível de ocupação de leitos de UTI [Unidade de Terapia Intensiva] já está acima de 80%. Se o isolamento não for ampliado urgentemente, o estado terá de adotar medidas mais drásticas de contenção, como ocorreu na Itália, ou a situação se tornará insustentável”, afirma o matemático Renato Pedrosa, professor do Instituto de Geociências da Unicamp e coordenador do Programa Especial Indicadores de Ciência, Tecnologia e Inovação da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).

Mais de 50% dos adultos têm fator de risco para ter Covid-19 grave

As estimativas foram feitas com um modelo desenvolvido por Pedrosa e descrito em artigo disponível na plataforma medRxiv em versão preprint (ainda não revisada por pares). O modelo permite estimar a dinâmica de transmissão da covid-19 em diferentes locais, levando em conta variáveis climáticas (temperatura e umidade absoluta), a densidade populacional e a linha do tempo da instalação da doença (data em que o país ou a região atingiu a marca de 100 casos).

Para desenvolver o modelo, Pedrosa usou dados de 50 estados norte-americanos e de outros 110 países, incluindo o Brasil. Foram selecionados países para os quais havia informação suficiente disponível para calcular a taxa de crescimento exponencial no período em que o centésimo caso da doença foi registrado. As informações meteorológicas foram obtidas em uma base de dados da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA, na sigla em inglês), instituição que integra o Departamento de Comércio dos Estados Unidos. Já os dados referentes à expansão da covid-19 até o dia 10 de abril vieram de duas fontes: o Centro de Ciências de Sistemas e Engenharia da Johns Hopkins University (Estados Unidos) e o Centro Europeu de Controle e Prevenção de Doenças, com sede na Suécia.

Estudos sugerem que imunidade da Covid-19 pode durar mais de um ano

“Estudos iniciais sugeriam que o novo coronavírus teria mais dificuldade para se disseminar em países com clima quente e úmido. Mas, segundo este modelo, o efeito das variáveis climáticas na taxa inicial de expansão da doença não foi significativo ao se incluírem as variáveis de densidade populacional e/ou a data de início da doença [100º caso]. Isso confirmou a experiência do Brasil e de outros países que estavam em período de verão, com clima quente e úmido, e sofreram expansão severa da covid-19”, conta Pedrosa.

“A data do centésimo caso apareceu de forma interessante. Quanto mais tarde esse evento ocorreu em um determinado local, menor foi a taxa inicial de expansão da covid-19. Uma possível explicação para esse achado é que, nos locais onde o vírus tardou a chegar, a população foi ganhando consciência sobre a necessidade de adotar medidas de proteção, como lavar as mãos, usar álcool em gel, evitar apertos de mão e aglomerações. E isso diminuiu a velocidade de transmissão mesmo nos estágios iniciais”, avalia.

Segundo Pedrosa, uma vez descontado esse efeito, a densidade populacional das diferentes regiões analisadas – medida pelo número de habitantes por quilômetro quadrado – passou a ser a variável mais relevante para estimar a taxa de expansão livre da covid-19, ou seja, sem nenhum efeito de atenuação de diversas origens, e como seria o contágio nessa situação. Quanto mais densamente povoada a região, maior seria a taxa de contágio livre, algo esperado conceitualmente, mas, segundo Pedrosa, aplicado pela primeira vez na análise da taxa de contágio da covid-19.

Contágio

Com base nesses resultados, Pedrosa decidiu estimar a taxa de atenuação do contágio que seria necessária para controlar a doença em todas as capitais brasileiras e no Distrito Federal, em função da densidade populacional de cada cidade.

No topo da lista das mais densamente povoadas do país estão Fortaleza (7.786 hab./km2), São Paulo (7.398 hab./km2), Belo Horizonte (7.167 hab./km2), Recife (7.040 hab./km2) e Rio de Janeiro (5.267 hab./km2). Se nenhuma medida de distanciamento social tivesse sido adotada para conter o avanço do novo coronavírus nesses municípios, calcula o pesquisador, todos teriam uma taxa de contágio superior a 5,8 e o número de infecções dobraria em menos de dois dias.

“Isso ocorreu no início da pandemia em outros países, como na cidade de Nova York, nos Estados Unidos, em que o número de casos dobrou a cada 1,4 dia durante a semana de maior intensidade da pandemia, logo no seu início. A densidade populacional de Nova York atinge mais de 25 mil hab./km2 em Manhattan, e o caso foi analisado no artigo resultante da pesquisa”, observa o pesquisador.

“Para controlar a doença nas quatro cidades mais densamente povoadas do país, é preciso atenuar a taxa de contágio livre em 84%, o que seria possível com pelo menos 60% de isolamento social combinado ao uso obrigatório de máscaras de boa qualidade, por exemplo”, estima Pedrosa.

O potencial de proteção das máscaras pode ser calculado, segundo estudo disponível no repositório arXiv (também em versão preprint), que avaliou a eficiência de diversos modelos para atenuar o contágio, que pode ser muito significativo, dependendo da cobertura do uso e do tipo de máscara. “A dificuldade em utilizar os resultados desse estudo para estimar o efeito da obrigatoriedade do seu uso é que a eficiência dos tipos de máscara varia muito, desde praticamente zero para máscaras feitas em casa de material inadequado até mais de 90% para as máscaras do tipo N95, usadas por profissionais e que custam muito caro, sendo inacessíveis à maioria da população”, diz o pesquisador.

Pedrosa ressalta que a RMSP engloba várias cidades de alta densidade populacional, que apresentam números de reprodução [R0] próximos do observado na capital ou mesmo mais altos, como Diadema, Carapicuíba e Osasco. “Portanto, para uma região com mais de 21 milhões de habitantes, a situação poderá se tornar ainda mais grave em prazo muito curto se medidas que levem ao aumento do isolamento falharem”, conclui Pedrosa.

Este texto foi originalmente publicado por Agência FAPESP de acordo com a licença Creative Commons CC-BY-NC-ND.

Essa notícia também repercutiu nos veículos:
UOL BOL Portal Exame Estadão.com Folha.com Folha de S. Paulo O Estado de S. Paulo O Globo online Veja online Yahoo! Pequenas Empresas & Grandes Negócios online Agência Brasil IstoÉ online Zero Hora Valor Econômico online O Globo Correio Braziliense online Pequenas Empresas & Grandes Negócios online Valor Econômico online Yahoo! G1 G1 Portal R7 Yahoo! Dudu Alló Meio Norte online Folha do ABC online Terra Agora Vale Tribuna (Ribeirão Preto, SP) online CliqueABC Brasil 247 Zero Hora online Folha de Londrina online A Cidade On (São Carlos, SP) Cuiabano News O Documento online Conteúdo MS FA Notícias Notícia em Foco MT Bem Notícias IG Hoje ES Informa ABC Visão Notícias Hoje ES Rede Brasil Atual Mundo Lusíada Notícias Botucatu APM- Associação Paulista de Medicina O Pantanal OnLine MSN Planeta online Olhar Digital TV Cariri Veja São Paulo online Plantão News (MT) Jornal A Bigorna Saber Atualizado UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas Universo Racionalista Jornal GGN Portal Correio do Agreste Folha de Valinhos online MSN Portal Lapada Lapada CNI - Central de Notícias da Internet Sul 21 Olhar Digital Ciclo Vivo El País (Brasil) online EPTV Diário de Taubaté online Todo Dia (Americana, SP) Brasil de Fato online DCM - Diário do Centro do Mundo Portal Morada Brasil 247 Extra (Rio de Janeiro, RJ) online Só Fatos Z1 Portal de Notícias O Vale online 24 Brasil Campinas.com.br Claudio Tognolli Marília do Bem Saúde é Vital online SPRio+ Giro S/A Online Noticias RTV (Espanha) Poder360 Poliarquia Poliarquia MSN Nitro News Brasil Mix Vale Dinheiro Rural online Jornal Tijucas Jornal Floripa O Documento online Diário Carioca PT na Câmara Blog Na Ilharga Terra Central das Notícias São Carlos Agora RMC Urgente MSN Poder360 Evsarte Blog SRZD - Sidney Rezende Rede TV! Rádio Itatiaia Gazeta do Dia (Glória de Dourados, MS) Rádio Piratininga 750 AM Money Times Poliarquia Portal Lapada Lapada Portal Agora no RS Jornal de Piracicaba O Bom da Notícia Ternura FM O Verídico Sistema Costa Norte de Comunicação Painel Notícias SHR Editorial Maringá News Financial Times (Reino Unido) online aviNews (Espanha) Carta Campinas Central das Notícias SBT Interior Mais Expressão Blog do Walison Portal R3 InfoMoney Jornal de Jundiaí online Época Negócios online Tribuna MS Cidade Azul Notícias Datagro De Tudo - Alto Tietê - Avine Blog Amaury Alencar Jornal da Manhã (Marília, SP) online Diário de S.Paulo online Notícias de Campinas SBNotícias Rondônia Dinâmica Folha de BH Recôncavo no Ar Revide Grupo Rio Claro SP Jornal Interior Jornal Cidade (Barreiras, BA) online Jornal Local (Campinas, SP) online Liberdades Cidade Azul Notícias ID News Portal Novo Momento SPRio+ Votunews Jornal da Orla Diário News Climatempo Gazeta Catarinense online O Fluminense online CBN Notícias (Campinas, SP) BandMulti Central das Notícias Paraná Urgente Notícias Plantão News (MT) Click Guarulhos Blog do José Duarte Lima Hoje Mais (Andradina, SP) JNotícias Diário da Notícia Mundo e Meio Mirassol Conectada O Estado de Mato Grosso Online Panorama Farmacêutico Paraíba Atual Portal de Americana VoxMS Portal GRNews Central das Notícias Região Noroeste Poliarquia RMF 24 (Polônia) Monitor Mercantil Yahoo Esportes Finanças Yahoo! Canaltech Seu Jornal Expo News Brasil FoxBe Miradouro Notícias A Tribuna (Santos, SP) Time 24 News (EUA) Jornal Guaru News online Jornal de Piracicaba Portal de Finanças Mais influente online Jornal da Orla Noticias Noroeste online Araraquara24horas Jornal SegNews Educadora AM 1020 Rádio Brasil Campinas Shotoe Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Piracicaba e Região Portal Hortolândia AIN - Associação de Imprensa Nacional Carta Capital online Carta Capital O Fluminense Correio Santa Fé BandMulti Cruzeiro do Sul online Guajara Hoje 24 Brasil Diário do Cotidiano Mococa 24 horas Correio Popular (Campinas, SP) O Progresso (Imperatriz, MA) online Jornal Grande Bahia Correio Popular (Campinas, SP) online Cruzeiro do Sul Federação da Saúde Blog Henrique Barbosa Panorama Farmacêutico Jornal do Porto Repórter Naressi Portal Mato Grosso Rádio Peão Brasil Prudente Imprudente Head Topics (Brasil) O Jornal de Santa Fé do Sul online O Serrano online Mais Expressão Blog Lidianópolis News Blog Bastidores da Notícia Dracena TV Mais Página1 PB Blog Família Paroquial Blog da Cris Sistema Costa Norte de Comunicação Rede Arrastão Diário do MS Prime News Ouro Verde Guarulhos Online Money - United Daily News (Taiwan) Newtalk (Taiwan) RMF 24 (Polônia) PChome (Taiwan) Ksnews (Taiwan) read01.com Diário do Ribeira Nosso Goiás Samarew (Senegal) Suplementos e Saúde Sintaema SP - Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente do Estado de São Paulo CREFITO-3 Saense UDN - United Daily News (Taiwan) Yahoo! (Taiwan) TV Minas Les Echos (França) online Jornal SP Norte Metro Jornal online Fatos do Iguaçu online Eu Quero Investir Cotidiano (Cotia, SP) online Fatos Recentes The Merit Times (Taiwan) Ezanime.net Explica.co Montray Kréyol A Voz Regional Nas Notícias Direto da Aldeia São Carlos Dia e Noite Página 1 News Socialismo Criativo SB Notícias (Santa Bárbara d'Oeste, SP) Rondônia Direta Portal Roma News Portal RG Notícias Campinas O Jiló Wolf 540 AM Time 24 News (EUA) Time 24 News (EUA) aviNews Brasil Enxada Neles Yahoo Esportes Mix Vale Portal Varada The Cameroon Today Business AM (Bélgica) O Roncador Tech Na Net Tech Na Net Notícias de Araras Central de Notícias da Construção Nh Tv Rádio Clube Blumenau Tech Na Net Rede TVTEC Milicia da Imaculada Meu Sul