Notícia

Prefeitura Municipal de Campinas

Cortejo com 100 artistas encantará Campinas neste sábado

Publicado em 24 outubro 2013

Um espetáculo teatral diferente será realizado neste sábado, 26 de outubro, a partir das 10h, no Largo do Rosário. O evento é aberto e gratuito a toda a população. O grupo campineiro Lume Teatro, com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura, traz ao centro um cortejo com cerca de 100 artistas, que farão performances nas sacadas, telhados e janelas dos prédios da região central da cidade. Esta apresentação é o resultado final de uma edição especial da Oficina-Montagem Abre-Alas/PERCH.

Até sábado, serão seis dias de trabalho com alunos inscritos nesta oficina, os atores do LUME Teatro, alunos da Unicamp, artistas e grupos convidados, além dos diretores internacionais do PERCH: Patrick Nolan, do "Legs on the Wall" (Austrália), Alan Richardson, do "Conflux" (Escócia). O compositor escocês Stephen Deazley, em uma parceria musical com a Orquestra Sinfônica da Unicamp e músicos convidados, fazem a criação de parte da trilha original do espetáculo.

O projeto "PERCH - Uma celebração de voos e quedas" foi criado em parceria entre o "LUME Teatro" (de Barão Geraldo - Campinas - São Paulo - Brasil) com os coletivos artísticos "Conflux" (de Glasgow - Escócia - Reino Unido) e "Legs on the Wall" (de Sidney - Austrália) e tem como objetivo a realização de um grande espetáculo multimídia apresentado simultaneamente nas três cidades em julho de 2014.

Desde o início deste ano o LUME vem realizando grandes cortejos artísticos já com o tema "voo" pelas ruas de Campinas (fevereiro), São José do Rio Preto-SP (julho, durante o FIT - Festival Internacional de Teatro) e na cidade histórica de Ouro Preto-MG (também em julho).

Os eventos são parte da pesquisa de utilização cênica do espaço público e da construção de uma dramaturgia em movimento. Os artistas participantes destas oficinas também estão sendo convidados a integrar o cortejo de outubro e o espetáculo de julho de 2014.

A oficina Abre-Alas/PERCH é uma realização do LUME Teatro, Unicamp e COCEN (Coordenadoria dos Centros e Núcleos de Pesquisa Interdisciplinar da Unicamp) em parceria com o Sesc Campinas, com fomento à pesquisa da FAPESP e FAEPEX e parceria da Prefeitura Municipal de Campinas e CIS-Guanabara.

Serviço:

Espetáculo-Cortejo Abre-Alas/PERCH:

Sábado 26 de outubro, a partir das 11h no Largo do Rosário (e sacadas de prédios, janelas, telhados e ruas do centro de Campinas). Participação de 100 artistas entre atores, músicos, grupo de Maracatu, artistas aéreos, acrobatas circenses, malabaristas, palhaços. Gratuito e aberto à toda a população.