Notícia

Movimento pela Ciência e Tecnologia Pública

Corte de recursos na Fapesp produzirá “retrocesso sem precedentes” à pesquisa do país, dizem reitores

Publicado em 03 novembro 2020

Retirar receitas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), além de alterar preceitos constitucionais consolidados, significa “produzir um retrocesso sem precedentes no mais avançado e bem-sucedido sistema de financiamento à pesquisa do país”, diz comunicado divulgado pelo Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas (Cruesp) nesta segunda-feira (26/10).

O documento se refere à aplicação da Desvinculação de Receitas de Estados e Municípios (DREM) ao repasse dos recursos do Tesouro estadual à Fapesp, conforme prevê o Projeto de Lei nº 627/2020, referente à Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2021, que tramita na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp).

Os reitores manifestam “sua extrema preocupação” com a possível aprovação da desvinculação, que cortaria 30% do orçamento da Fapesp para o próximo ano. “Isso significa que um montante de cerca de R$ 450 milhões deixará de ser investido no ambiente científico-tecnológico de São Paulo e do Brasil, com efeitos negativos principalmente para a sociedade paulista”, adverte o Cruesp.

Na avaliação dos reitores, a existência do artigo 271 na Constituição do Estado de São Paulo, que destina o mínimo de 1% da receita tributária estadual à Fapesp, tem sido “determinante para o protagonismo do Estado de São Paulo na ciência e tecnologia produzida no país”.

“É com base nesse dispositivo legal que a Fapesp conseguiu, ao longo das últimas décadas, amparar nossos cientistas com centenas de milhares de auxílios e bolsas para pesquisa e manter investimentos de porte que contribuíram de forma decisiva para a estruturação das nossas universidades, em especial das instituições públicas paulistas, estaduais e federais, reconhecidas no cenário nacional por sua excelência como universidades de ensino e de pesquisa”, aponta o documento.

Fapesp é fundamental para as federais, que sofrem com redução de recursos desde 2016

Os apelos contra o corte no orçamento da Fapesp foram a tônica da manifestação virtual da qual participaram docentes e pesquisadores das universidades públicas estaduais e federais de São Paulo (USP, Unesp, Unicamp, Unifesp, UFSCar e UFABC) na última sexta-feira (23/10). A iniciativa do ato foi da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da USP.

A manifestação teve um tom de déjà-vu, como apontou o pró-reitor de Pesquisa da Unesp, Carlos Graeff, remetendo a outro ato da comunidade acadêmica, realizado no dia 24/9, em repúdio ao confisco de verbas da Fapesp que o governo do Estado tencionava fazer por meio do PL 529/2020. O confisco na Fapesp e o do superávit financeiro das universidades foram retirados do pacote como parte das concessões que o governo fez para aprovar o projeto na Alesp.

“Tirar recursos da Fapesp é um erro brutal. Isso não foi feito no passado e não há nenhum motivo para fazer agora, em especial nos tempos nebulosos que vivemos. Estamos numa crise grave e precisamos de orientação, que vem dos pesquisadores”, disse Graeff.

A presidenta da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (Aciesp), Vanderlan Bolzani, lamentou o fato de que uma reunião envolvendo tantos pesquisadores cuja história e trabalho estão ligados à fundação ocorresse não para debater os projetos necessários para superar uma grave crise sanitária, mas para evitar a retirada de 30% do orçamento da instituição.

Mônica Cotta, docente do Instituto de Física da Unicamp, ressaltou que não se pode deixar sem trabalho pesquisadores cuja formação leva cerca de dez anos, incluindo pós-graduação e pós-doutorado. “Precisamos alertar a sociedade e impedir que seja desmantelada a estrutura de ciência, tecnologia e inovação que construímos no Estado”, afirmou, apontando que os efeitos dos cortes serão sentidos de forma drástica no médio e longo prazos. Por sua vez, Charles Morphy Santos, pró-reitor de Pós-Graduação da UFABC, enfatizou o papel fundamental da Fapesp na estruturação da universidade, criada em 2006.

A reitora da Unifesp, Soraya Smaili, lembrou que o orçamento das universidades federais vem sofrendo cortes desde 2016, o que aumenta a importância do financiamento à pesquisa feito pela Fapesp. A reitora disse que a Unifesp está envolvida em mais de 200 projetos de pesquisa ligados à pandemia da Covid-19, incluindo participação nos estudos da vacina de Oxford.

“Sem esses recursos, não conseguiríamos dar conta de todas as atividades, e elas só estão em andamento porque temos uma capacidade instalada, especialmente por termos tido o apoio fundamental da Fapesp nas últimas décadas”, afirmou.

A USP foi representada pela professora Mayana Zatz, coordenadora do Centro de Pesquisas sobre o Genoma Humano, e pelo professor Eduardo Vasconcelos, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA).

Fonte: ADUSP, disponível em https://www.adusp.org.br/index.php/orcamento/3903-fapesp-orc

Essa notícia também repercutiu nos veículos:
Folha de S. Paulo Folha.com Agora São Paulo Folha.com UOL Folha de S. Paulo Folha.com Folha de S. Paulo Folha.com Folha de S. Paulo TV Cultura Folha.com Valor Econômico online Valor Econômico Folha.com Folha de S. Paulo Valor Econômico online Valor Econômico Estadão.com Folha de S. Paulo Folha.com Folha.com Folha de S. Paulo Valor Econômico online Valor Econômico Jornal Primeira Página O Globo online Estadão.com O Estado de S. Paulo Jornal da Ciência online Cruesp - Conselho de Reitores das Universidades Estaduais de São Paulo Jornal da USP online ISN Portal DCM - Diário do Centro do Mundo Yahoo! Finanças Folha de Londrina online Mix Vale ContilNet Notícias DL News Meon Notícias ao Minuto ID News ABC - Academia Brasileira de Ciências Adusp - Associação dos Docentes da Universidade de São Paulo ABC - Academia Brasileira de Ciências Yahoo! Vida e Estilo ABC - Academia Brasileira de Ciências Programa InfoSalud (Argentina) Saber Atualizado Jornal da Ciência online Jornal da Ciência online Jornal da Ciência online Jornal da Ciência online Jornal da USP online Revista Seleções online Jornal da Ciência online Jornal da Ciência online Jornal da Ciência online Jornal da USP online SBPC - Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência USP São Carlos Democracia Política e novo Reformismo ABC - Academia Brasileira de Ciências Jornal GGN ABC - Academia Brasileira de Ciências Bonde Jornal Cidade - Rio Claro SBPC - Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência Jornal da Ciência online Jornal da Ciência online ABC - Academia Brasileira de Ciências Jornal da USP online Jornal da USP online Blog Folha Verde News Democracia Política e novo Reformismo Brasil Soberano e Livre ABC - Academia Brasileira de Ciências Passa Palavra Câmara Municipal de Araraquara UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas Jornal O Imparcial Jornal da USP online PSDB ID News Jornal da Ciência online Câmara Municipal de Araraquara Blog Prontidão Total Democracia Política e novo Reformismo Jornal da Ciência online Portal Vermelho Jornal da USP online Consultor Jurídico Campo Grande News Jornal da Ciência online Head Topics (Reino Unido) Carta Campinas PAT - Pesquisa ao Alcance de Todos (PUC, MG) JC Notícias (São Paulo, SP) ABC - Academia Brasileira de Ciências Jornal da Ciência online Jornal da USP online Gazeta do Povo online (PR) USP São Carlos DHoje Interior online Jornal da Ciência online SBPC - Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência Portal Vermelho Grabois Blog do Renato Consultor Jurídico Araraquara News